O conselho diretor da Credisul (Cooperativa de Crédito do Sul de Rondônia) visitou na semana passada os três PAC (Posto de Atendimento Cooperativo) da cooperativa onde foram realizadas as pré-assembléias da entidade. As pré-assembléias aconteceram em Cabixi, na quarta-feira 11, e em Cerejeiras e Corumbiara na sexta-feira 13, e antecederam a assembléia geral ordinária da Credisul que acontece no próximo sábado 21 em Vilhena. "Como muitos dos cooperados destes municípios não conseguem participar da assembléia geral em Vilhena, devido a distância, realizamos estás pré-assembléias para que eles tomem conhecimento dos assuntos a serem tratados, tirem suas dúvidas e dêem sugestões”, explica o diretor presidente da Credisul, Ivan Capra.
Nas reuniões os cooperados dos três municípios tomaram ciência dos balancetes financeiros da cooperativa, que em 2008 teve uma rentabilidade sobre o valor do capital social da cooperativa - que hoje ultrapassa os R$ 10 milhões “de mais de 35%. Os cooperados também conheceram e aprovaram as propostas de destinação de sobras, e de metas a serem alcançadas no exercício de 2009. ?Apesar da crise nossas metas são bastante otimistas e o cooperado está confiante no trabalho realizado pela atual diretoria”, disse Vilmar Saúgo, diretor operacional da Credisul. Saúgo ressaltou porém, a necessidade dos cooperados integralizarem mais cotas e movimentarem mais com a cooperativa.
Para o diretor Administrativo, Eduardo Volpato, as pré-assembléias foram muito importantes uma vez que aproximaram ainda mais a diretoria com os cooperados de Cabixi, Cerejeiras e Corumbiara. “As participações foram significativas. Em Cabixi e Corumbiara, por exemplo, as pré-assembléias contaram com cerca de 70% dos cooperados dos dois municípios. Uma demonstração de que eles estão interessados e atentos ao que acontece com a cooperativa", analisou.
Segundo Eduardo Volpato, as sobras (lucro) do exercício de 2008 serão distribuídas aos cooperados na assembléia geral do dia 21. Ele lembrou ainda que os juros sobre o capital (12% ao ano sobre o valor de capital integralizado de cada associado) já foram depositados nas contas dos associados no final de dezembro. "Em nove anos de atuação, a Credisul já devolveu aos seus cooperados mais de R$ 15 milhões em sobras e juros sobre o capital. Esse é o grande diferencial da cooperativa de crédito em comparação as demais instituições financeiras”, finalizou.