Notícias da Região Norte - Acre, Amazonas e Roraima
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
ACRE
Marceneiro é massacrado em assalto
Onze dias depois de ser surrado à porta de sua residência, Francisco Pereira da Silva Filho (59) continua mal em sua casa, sem poder trabalhar para sustentar a família.
No início da madrugada do dia 1º de novembro, depois de participar de uma festa em uma escola da comunidade, retornava para casa com a esposa e, quando abria o portão, o marginal Testa ou Júnior, com um porrete de madeira, começou a espancá-lo.
Apesar da idade, Francisco Filho lutou com o assaltante, mas ele fugiu com R$ 175 em sua carteira. Levado para o pronto-socorro, o trabalhador ficou internado e foi liberado dois dias depois.
Sentido dores constantes na cabeça, sem poder andar e correndo o risco de perder a visão direita, Francisco Filho só não está passando fome com a família pelo fato de receber ajuda dos filhos mais velhos.
O caso foi registrado na sede do Grupo Antiassalto da Polícia Civil e vem sendo apurado pelo delegado Adolfo Régis. O pedido de prisão foi feito. O marginal goza de liberdade provisória e, tão logo seja capturado, será mandado de volta para o presídio.
AMAZONAS
Parlamentares criticam falta de recursos para pesquisa na Amazônia
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) reivindicou, nesta terça-feira (11), mais investimentos em projetos de desenvolvimento tecnológico sustentável na região amazônica. Para ele, os avanços em ciência, tecnologia e inovação, aliados à preservação e ao uso consciente dos recursos naturais, são elementos estratégicos da política de desenvolvimento regional e nacional.
De acordo com o parlamentar, um dos mecanismos de política de desenvolvimento é a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que publicou um edital anunciando a alocação de R$ 450 milhões para projetos de inovação tecnológica, prevendo alocar 30% para as Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Apesar de o edital se apoiar nas diretrizes da Lei de Inovação, a realidade é que somente 11% desses recursos foram concedidos às regiões mencionadas, dos quais apenas 1% para a região amazônica. Nenhum projeto foi aprovado para o estado do Pará, conforme disse Flexa Ribeiro.
- Questiono aqui se de fato não havia ao menos um projeto que valesse à pena ser aprovado pela Finep para desenvolver a nossa região - estranhou o senador, que lembrou a importância, por exemplo, do fomento à produção descentralizada e em pequena escala de biocombustíveis.
- Vossa Excelência, com muita precisão, denuncia uma violência contra a nossa região, justamente quando recursos fundamentais poderiam incrementar o nosso desenvolvimento. Seria muito oportuno contar na Amazônia com um núcleo, uma representação da Finep, que ainda não existe - disse, em aparte, o senador José Nery (PSOL-PA).
RORAIMA
Spam usa nome do MPF
Cibercriminosos estão usando o nome do Ministério Público Federal (MPF) para roubar informações de internautas por meio de mensagens falsas de correio eletrônico. O golpe, conhecido como phishing scam, usa o e-mail como “isca” para atrair as vítimas a sites maliciosos e, assim, roubar informações pessoais e senhas.
O falso e-mail que circula na internet em nome do MPF traz o brasão das armas da República e um texto ameaçador sobre uma suposta investigação de uso indevido do CPF da vítima. A mensagem pede que o internauta colabore com o processo de investigação, clicando no link contido na mensagem e preenchendo um formulário com suas informações pessoais.
Ao visitar o site falso e preencher o formulário, a vítima tem suas informações pessoais roubadas pelos criminosos virtuais.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!