Incra obtém na Justiça posse da Fazenda Urupá, em Candeias do Jamari

Incra obtém na Justiça posse da Fazenda Urupá, em Candeias do Jamari

 Incra obtém na Justiça posse da Fazenda Urupá, em Candeias do Jamari

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) obteve decisão favorável na Justiça Federal, seção judiciária de Rondônia, sobre a posse da área de 33 mil hectares conhecida como Fazenda Urupá, localizada nas Glebas Baixo Candeias e Igarapé Três Casas, no município de Candeias do Jamari. O mandado de imissão na posse da fazenda foi assinado em agosto e em fevereiro deste ano a autarquia foi intimada oficialmente. Agora, a superintendência do Incra em Rondônia segue o processo para destinação do imóvel, que já tem o levantamento ocupacional realizado. A equipe técnica trabalha atualmente na proposta de assentamento para aprovação do Comitê de Direção Regional (CDR). Segundo o superintendente Carlino Lima, o processo corre normalmente dentro do órgão que, em breve, poderá regularizar a situação das famílias locais que se adequarem ao perfil da Reforma Agrária, incluindo aquelas participantes do acampamento Flor do Amazonas. Dar destinação e fazer cumprir a função social deste imóvel é o que o Incra deseja há tempos para por fim a um conflito local que se mantinha pela indefinição sobre a posse da área. Com a decisão judicial, isso poderá finalmente ser concretizado.
Histórico da área
A Agropecuária Industrial e Colonizadora Rio Candeias conseguiu na década de 70, pelo senado federal, a alienação desta fazenda da união para implantar um projeto de bovinocultura, mas nunca chegou a concretizá-lo. A empresa continuou ocupando a área e vendeu, à revelia do Incra, lotes para cerca de duzentos agricultores, representados atualmente pela Associação de Produtores Rurais de Rio Preto e Região (Assprur). Além desses agricultores, 257 famílias de trabalhadores sem-terra ocupam parte da fazenda desde 2001, no acampamento Flor do Amazonas, e requerem a criação de um projeto de assentamento no local. Também em 2001, a Agropecuária Rio Candeias ingressou com ação para ter regularizada a posse. Em 2007, juiz da 1ª Vara da Justiça Federal em Rondônia despachou a favor do Incra, deferindo o pedido de intimação da posse formal, o que foi notificado agora oficialmente à autarquia. *VEJA TAMBÉM: * Integrantes do acampamento Flor do Amazonas ocupam o Incra-RO * FAZENDA URUPÁ - Reintegração de posse e liminares equivocadas geram confusão em área definida para assentamento agrário * Suspeitos de serem responsáveis pelo ataque ao "Flor do Amazonas" têm prisão preventiva decretada * Polícia divulga nomes de foragidos por ataque terrorista * 13º Grito dos Excluídos vai reivindicar providências sobre ataque criminoso do acampamento Flor do Amazonas * * Justiça determina imissão de posse a favor do Incra na área da Fazenda Urupá * TERROR NO CAMPO - Quase 60 dias do ataque e nenhum acusado foi preso * FLOR DO AMAZONAS – Prisões preventivas poderão ser decretadas nos próximos dias * CONFLITO AGRÁRIO: Realizada na manhã de hoje audiência pública no Acampamento Flor do Amazonas
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS