Economista mostra ao consumidor rondoniense como gerenciar despesas do início do ano

Economista mostra ao consumidor rondoniense como gerenciar despesas do início do ano

Economista mostra ao consumidor rondoniense como gerenciar despesas do início do ano

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Foto/legenda: Avenida Sete de Setembro, área comercial de Porto Velho. Com despesas concentradas, os meses de janeiro, fevereiro e março é um período difícil para o equilíbrio do orçamento familiar. Os gastos pós-fim do ano passado e início desse ano (natal, ano novo, período de férias escolares e compra de material escolar) trazem um rombo aos bolsos dos consumidores e que balançam as previsões desse orçamento. Por isso, o Rondoniaovivo.com ouviu um economista, Sílvio Persivo, que conhece bem os aspectos desse problema habitual de todo consumidor, e oferece dicas de como conciliar pagamentos de impostos, despesas do início do ano e algumas dividas herdadas de 2007. Mesmo preparado, o consumidor pode ficar sem dinheiro suficiente para pagar todas as contas. Segundo Silvio Persivo, faz render melhor o dinheiro quem programar já no começo do ano, os gastos dos 12 meses seguintes. "O ideal é planejar o ano todinho de 2008, não só os primeiros dois meses", diz. "Assim, com os gastos já previstos, fica mais fácil manter orçamento sob controle", ensina ele.
DÍVIDAS DE 2007
O economista demonstra em três momentos a melhor forma de se inteirar a respeito do que se pagar, a partir de prioridades e necessidades. - O primeiro passo é fazer uma lista de todas as dívidas que sobraram de 2007. - Priorize o pagamento das dívidas antigas, principalmente as do cartão de crédito, que tem juros maiores. - Se não tiver dinheiro para tudo, procure os bancos e credores e renegocie para evitar multas e ter seu nome incluído em lista de devedores.
EVITE OS MESMOS ERROS
Faça um planejamento para o ano de 2008, coloque tudo no papel, vá poupando dinheiro ao longo do ano para não ficar no aperto. Sílvio Persivo recomenda que se pague todas as despesas à vista, aproveite os descontos. Nenhuma aplicação financeira é capaz de superar os benefícios do desconto. “Para aqueles que têm dinheiro, a melhor alternativa é sempre pagar à vista”, aponta o economista. Já quem não tem essa facilidade, que é o caso de uma grande maioria das famílias portovelhense - que não tem dinheiro suficiente para pagar todas as despesas á vista - a melhor forma é optar pelo parcelamento dos impostos e das despesas.
INADIMPLÊNCIA
Para quem pretende atrasar o pagamento das despesas é preciso verificar aquela que trará menos problemas. Pague as que possuem maior taxa de juros. Para quem possui dívidas com bancos ou lojas, outra solução é a renegociação. "Se a pessoa tiver de escolher, é melhor atrasar aquela despesa em que a multa é menor, como condomínio e impostos, do que com bancos e operadoras de cartão de crédito", diz Persivo.
ECONOMIZE
Economizar é a forma ideal para o consumidor se ater a não contrair dívidas à toa e estabelecer um planejamento financeiro essencial para viver bem, ensina Sílvio. “O ideal é fazer uma poupança para quando você necessitar ter dinheiro disponível. Procure fazer suas compras á vista. Nunca gaste mais do que você ganha. Faça o seu orçamento doméstico e se atenha a ele. Não se esqueça de colocar as pequenas despesas, juntas elas são o grande vilão do orçamento familiar”, complementou o economista.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS