*Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, 05, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Dionísio Costa, afirmou que todos os procedimentos técnicos de segurança recomendados foram adotados pela organização do evento e pela empresa Fogos Nuclear, responsável pelo show pirotécnico.
*“Isso foi uma fatalidade”, classificou o coronel, que mostrou aos jornalistas todos os documentos que são necessários para a realização de um evento como este, atestando que todos os cuidados com a prevenção foram tomados.
*Sobre o boato de que havia poucos bombeiros no local, o comandante foi taxativo. “Isso é uma mentira. Nós tínhamos mais de 30 homens na catedral”, informou o coronel, um número inclusive acima do solicitado, pois o Corpo de Bombeiros utilizou o evento para realizar um treinamento do curso de cabos da corporação.
*O coronel afirmou ainda que a empresa é habilitada para shows pirotécnicos e que a distância mínima de segurança entre o local de lançamento dos fogos e o público, não só foi respeitada, como alargada pelo pirotécnico responsável. “A distância recomendada é de 70 a 100 metros, e os fogos estavam a mais de 200, no campo da 17ª Brigada”, atestou.