* Vou avisando aos leitores intelectualizados que não entendo coisíssima alguma de latim. Por isso consultem revistas e sites especializados para verem se é possível encontrar a expressão acima. Por via das dúvidas vou espiar mas não vou assegurar se o título está correto.
* Falar sobre corruptos e corrupção é necessário quando no momento o que mais se discute no país não são as propostas dos candidatos Alckmin e Lula, que pretendem alcançar o posto de presidente da república brasileira. Alckmin embalado pela boa votação pretende acabar com a corrupção. Lula diz que combate a corrupção.
* A corrupção é combatida desde tempos imemoriais pela humanidade, mas é mais forte que o bom senso. Foi comentada textualmente por Platão, Sócrates, Sêneca e outras dezenas de filósofos ao longo do tempo. Mas deve ser boa, pois sempre está instalada nos centros de poder.
* Alckmin afirmou que no governo de Luís Ignácio Lula da Silva a corrupção surgiu com toda força. Bisbilhotando o site
www.consciencia.net, um portal para discussão de idéias onde a esquerda e a direita apanham por cometerem erros consecutivos, encontrei uma pequena lista de 45 escândalos no governo de Fernando Henrique Cardoso, um tucano do mesmo ninho do ex-governador paulista. A soma dos bilhões de reais e dólares é extensa. O único detalhe é que a Justiça pouco pode fazer naquele período e os escândalos ganhavam forma de críticas infundadas da oposição, então realizada sistematicamente por partidos como PCdoB, PT e PDT. Isso era o que alegavam os donos do poder, senhores do PSDB e PFL.
* Talvez a única coisa lúcida que tenha surgido contra a corrupção no governo FHC tenha sido a CPI do Poder Judiciário, iniciativa de Toninho Malvadeza e outros parlamentares.
* Mas a corrupção não se combate apenas com discursos e prisões temporárias. Todos sabem disso. *A Itália, tradicionalmente afetada por governos corruptos, teve que realizar uma operação gigantesca denominada “Mãos Limpas” para sobreviver aos grandes golpes que atingiam toda a população. Sílvio Berlusconi, atual primeiro ministro italiano, é um dos mais belos símbolos da corrupção latina moderna.
* Em terreno tupiniquim as coisas não têm funcionado direito, justamente por que grandes operadores do Direito, como são chamados os advogados, encontram falhas nos textos das leis que vigem no país, confundindo leigos e servindo de repasto aos que melhor entendem de construção de discurso e encontram falhas dialéticas nos códigos brasileiros.
* A corrupção acaba sendo amparada pelas falhas nos códigos cíveis e criminal, e em algumas vezes por um suborno básico para meia dúzia de magistrados. É inegável a presença de agentes corruptos no serviço público. Quem tiver dúvidas consulte o relatório final da CPI do Poder Judiciário, cujo relator foi o atual governador da Bahia, Paulo Souto, e a CPI da grilagem de terras, cujo relator foi o falecido deputado Sérgio Carvalho, de Rondônia.
* A corrupção é um mal hereditário dos homens. No Brasil é uma questão de status. Tem a ver com casus foederis. O ideal mesmo seria se tivéssemos apenas políticos honestos e houvesse cessius bonurium com o suor do povo.
*-
Hamilton Lima é professor universitário