*O frigorífico Areia Branca foi a primeira empresa de Porto Velho a receber do prefeito Roberto Sobrinho o selo de inspeção fornecido pela Prefeitura, através da Secretaria da agricultura (Semagric). Nesta segunda-feira 11, no auditório da Biblioteca Francisco Meireles, o prefeito instalou o Serviço de Inspeção Municipal (Sim), cuja lei, de autoria da vereadora Sandra Moraes, havia sido aprovado em 2001, mas nunca foi executada.
*A partir de agora, os pequenos e médios produtores poderão colocar seus produtos no mercado com o selo de inspeção, fornecido pela Semagric. “Isto representa mais segurança para a população, que consumirá produtos com selo de qualidade”, declarou Roberto Sobrinho, acrescentando que o produtor também será um dos principais beneficiados, já que poderá colocar suas mercadorias em pontos comerciais, competindo com os demais.
*O prefeito destacou ainda o trabalho que a Prefeitura vem realizando na área rural, especialmente na manutenção da malha viária para que o produtor possa escoar a produção. Para o prefeito, com as estradas em condições de tráfego e o trabalho de inspeção, que incluirá também a parte de fiscalização da higiene, haverá aumento do consumo por parte da população, fazendo com que o produtor passe a produzir mais, com maior rentabilidade econômica.
*A vereadora Sandra Moraes destacou o trabalho realizado pela equipe do prefeito, dizendo que a administração anterior não teve sensibilidade para executar o projeto. “Depois de quatro anos de aprovado, a administração atual mostrou que está sensível aos apelos dos produtores”, destacou a vereadora.
*A Semagric já tem equipe técnica para atuar nas inspeções – são três veterinários. A secretária da Agricultura, Josélia Saraiva, disse que a Semagric ainda não tem o número de pequenas e médias empresas que atuam na produção. Até agora, dez já procuraram a secretaria para fazer o cadastro e receber o selo de inspeção. Para receber o selo, é preciso que a empresa esteja com a documentação em dia.
*De acordo com o veterinário Bremner Fonseca, a maior parte da produção está limitada a iogurte caseiro, doces em compotas, biscoitos, queijo e frutas cristalizadas. Ele disse ainda duas pequenas empresas o ramo de produção de charque estão em processo de regularização e já solicitaram o selo de inspeção. Ele acredita que dentro de, no máximo, dois meses, os produtos já possam ser colocados no mercado com o selo. “Só depende da documentação que precisa ser providenciada”, frisou.
*Antes, os produtores dependiam do Estado ou do governo federal para conseguirem os selo de inspeção, mas, segundo a secretária, por conta da burocracia, eles terminavam desistindo. “Muitos nem procuravam este serviço”, disse. O proprietário do frigorífico afirmou que agora terá condições de enviar seus produtos pra outros estados para competir com os concorrentes.
*Além do prefeito Roberto Sobrinho, da vereadora Sandra Moraes e da secretária da Semagric, participaram da solenidade, a senadora Fátima Cleide, o deputado federal Eduardo Valverde e o secretário da Saúde, Silas Rosa.