CAMPO: 'Se não fosse a agricultura familiar a fome seria maior', diz Samuel Costa

O poderio produtivo não vem do agronegócio, mas sim da força produtiva da agricultura familiar

CAMPO: 'Se não fosse a agricultura familiar a fome seria maior', diz Samuel Costa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Contra fatos não há argumentos e a realidade do Brasil hoje requer do eleitor uma reflexão sobre uma estatística importante: Dados do IBGE (2017) indicam que 77% dos estabelecimentos rurais no Brasil, ou seja, 3,9 milhões de propriedades são classificadas como da agricultura familiar e correspondem a 23% da área de todos os estabelecimentos rurais do país.
 
Isso quer dizer que o poderio produtivo não vem do agronegócio, mas sim da força produtiva da agricultura familiar. Em Rondônia, um estado tipicamente agrário, não é diferente, pois a maioria dos produtos que chegam à mesa do trabalhdor provêm dessas pequenas propriedades rurais que plantam de tudo, mesmo lutando contra uma política de governo que só investe em grandes empreendimentos rurais. 
 
A questão foi levantada hoje pelo professor e advogado Samuel Costa, candidato a deputado federal pelo PCdoB, ao falar sobre a importância de um mandato voltado para questões importantes e menos elitistas, na Câmara Federal. "O Brasil voltou para o mapa da fome, mesmo  possuindo recursos e terras a perder de vista em todas as regiões do País. Precisamos de uma política que privilegie a agricultura familiar no Estado", disse. 
 
 
E os dados oficiais sobre a agricultura familiar, segundo o IBGE são ainda mais significatios: É um setor que emprega 10 milhões de pessoas, o que corresponde a 67% da força de trabalho ocupada em atividades agropecuárias. É um setor tão indispensão que, se não fosse grande, por sua própria natureza, hoje o País estaria mergulhado ainda mais na fome e na pobreza - diz Samuel. 
 
Samuel tem visitado várias propriedades rurais pelo Estado e constatado que os pequenos produtores estão em total estado de abandono: Faltam estradas, maquinários, mudas e até calcário. "Nada que um bom investimento em emendas para associações e cooperativas agrícolas não resolva. Rondônia pode ser protagonista nos próximos anos na produção mundial de alimentos. Por isso, meu projeto é ajudar o Estado na criação desse modelo de desenvolvimento econômico", finalizou Samuel.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Ano Novo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS