SAHRAA KARIMI: Cineasta afegã diz que 'Os talibãs vão banir a arte e retirar os direitos das mulheres'

As meninas também serão impedidas de frequentarem as escolas

SAHRAA KARIMI: Cineasta afegã  diz que 'Os talibãs vão banir a arte e retirar os direitos das mulheres'

Foto: Comunidade de Cultura e Arte

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os talibãs assumiram ao longo do dia de ontem o controlo de Cabul, capital do Afeganistão. O Presidente afegão Ashraf Ghani também já abandonou o país para evitar “um banho de sangue“.
 
 
O escritor Khaled Hosseini e a cineasta Sahraa Karimi foram duas das personalidade afegãs que já manifestaram a sua preocupação com a ocupação do poder por parte dos talibãs. 
 
 
Karimi, autora do filme do “Hava, Maryam Ayesha” e chefe da agência estatal Afghan Film, escreveu uma carta aberta onde se poder ler que “[os talibãs] vão retirar os direitos das mulheres, e serão empurradas para as sombras das nossas casas e das nossas vozes, a nossa expressão será abafada no silêncio. Quando os Talibãs estavam no poder, nenhuma menina frequentava a escola. Desde então, existem mais de 9 milhões de meninas afegãs em escolas", declara a cineasta. 
 
 
Ela afirmou ainda que "Nestas poucas semanas, os Talibãs já destruíram muitas dessas escolas e 2 milhões de meninas são forçadas a abandoná-las novamente ”, disse a cineasta, que foi mais longe e disse ainda que “Tudo o que trabalhei, tanto para construir-me como cineasta no meu país, corre o risco de cair. Se os Talibãs assumirem o controlo, eles banirão toda a arte. Eu e outros cineastas podemos ser os próximos na sua lista de alvos”.
 
 
Para o escritor Khaled Hosseini, autor dos livros “The Kite Runner” e “A Thousand Splendid Suns”, “A decisão norte-americana [de abandonar o território] está tomada. E o pesadelo que os afegãos temiam está a acontecer diante dos nossos olhos. Não podemos abandonar um povo que há quarenta anos procura a paz. As mulheres afegãs não devem definhar novamente atrás de portas trancadas e cortinas encerradas”, escreveu o escritor afegão na sua conta de Twitter.
 
 
Fonte: Comunidade de Cultura e Arte
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS