PARCERIA: Shein diz que pretende nacionalizar até 85% das vendas em 4 anos

Segundo o ministro da Fazenda, a plataforma chinesa se comprometeu a aderir ao plano da Receita Federal, que tem como objetivo "promover condições competitivas"

PARCERIA: Shein diz que pretende nacionalizar até 85% das vendas em 4 anos

Foto: Divulgação/Shein

 

Após encontro com representantes da plataforma de e-commerce chinesa Shein, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (20/4) que a empresa se comprometeu a aderir ao plano de conformidade da Receita Federal e pretende nacionalizar 85% das vendas em até quatro anos.
 
“A Shein anunciou duas coisas. A primeira é que vão aderir ao plano de conformidade da Receita. Estão dispostos a fazer o necessário para normalizar as relações com a Fazenda. Em segundo lugar, eles pretendem, nos próximos quatro anos, nacionalizar 85% das suas vendas, no sentido de que os produtos serão feitos no Brasil”, disse o ministro, que cumpre agenda em São Paulo.
 
O anúncio acontece após o governo federal voltar atrás no plano de taxar as transações até US$ 50 entre pessoas físicas, que gerou grande repercussão negativa.
 
Segundo Haddad, outras gigantes do comércio eletrônico, como a AliExpress e a Shopee, já haviam sinalizado adesão ao plano da Receita, que tem como objetivo “promover condições competitivas” entre as empresas estrangeiras e o varejo nacional. “Se a regra valer para todo mundo, eles absorverão os custos dessa conformidade, não repassarão”, avaliou.
 
Medida deve aumentar investimentos
 
O ministro destacou que a movimentação deve trazer mais investimentos para o país e equilibrar as condições de produção e comércio para varejistas nacionais e internacionais. “Nós queremos investimentos estrangeiros, nós apreciamos o comércio eletrônico, queremos condições competitivas para que nós não prejudiquemos empregos no Brasil e as lojas do varejo brasileiro”, afirmou.
 
O chefe da Fazenda disse ainda que o plano de conformidade deve seguir o exemplo de países desenvolvidos: “É o que se chama no exterior de digital tax, um imposto digital. Ou seja, quando o consumidor comprar, ele está desonerado de qualquer recolhimento de tributo. A tributação terá sido feita pela empresa sem repassar para o consumidor nenhum custo adicional”.
 
 
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS