Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Formiga, puxa-saco e idiota tem em todos os lugares. Pululam no Congresso Nacional, cenário de tudo um pouco, inclusive dos grandes índices de idiotice a que o país assiste, pasmo. Há alguns dias atrás, mais uma comprovação disso. Um deputado que quase nada fez de bom ao país, candidatíssimo a ganhar medalha de "O Idiota do Ano", mostrou toda a sua falta de educação, desrespeito com as leis e falta de decoro, ao fazer um gesto agressivo, quando estava em sessão oficial do Congresso o presidente do STF, o ministro Joaquim Barbosa. Para demonstrar seu amor aos mensaleiros presos, todos condenados por falcatruas e sacanagens com o dinheiro público, o deputado fez o gesto da mão levantada e o punho cerrado, como já o haviam feito os petistas, a caminho da cadeia, para cumprirem suas penas. Foi uma afronta pública não só a um homem de bem, que aplicou a lei sobre criminosos, mas, mais que isso, um ataque premeditado contra um Poder independente, vital para a democracia.
O tal André Vargas, do PT do Paraná, ainda tentou dar explicações, todas esdrúxulas e ridículas, como se seu ato insano fosse alguma coisa boa ou positiva. Quis se vangloriar da porcaria que fez. Não deu certo, porque as pessoas de bem logo sacaram qual a é deste idiota, que, tomara, seja tirado do Congresso pelos eleitores sérios e que respeitam a justiça e a democracia. A Associação Nacional dos Magistrados Estaduais foi uma das entidades que deu um puxão de orelhas público no desvairado parlamentar, em nota de desagravo ao ministro Barbosa e ensinando o agressivo parlamentar como deveria se comportar uma autoridade. No final de tudo, o tiro saiu pela culatra. O gesto do idiota foi colocado na prateleira das desonras, enquanto Joaquim Barbosa é cada vez mais aplaudido pelo povo brasileiro!
INDEFINIÇÃO OU TÁTICA?
A boataria foi tão grande que Confúcio Moura teve que ir à mídia para dizer que não é verdade que ele tenha desistido de ir à reeleição. Se Confúcio anuncia agora que quer a reeleição, começa a levar cacetada já. Se continuar empurrando com a barriga, todos os dias surgirão novos depoimentos, uns jurando que ele não será candidato e outros, que ele será. A tática é deixar o assunto ma mídia, colocando em segundo plano eventuais problemas da administração. Lá pelo fim março ou meados de abril, ele esclarece tudo. Não antes...
"ESTADO POLICIAL"
"A verdade nua e crua é que o governo – que se diz de esquerda, democrático, social, preocupado com os direitos humanos e que repudia a ditadura – tem sob seu comando uma polícia que grampeia as pessoas, seleciona trechos de conversas, pinça frases, descontextualiza diálogos, cria enredos e manda gente para a prisão por achismo e dedução". De quem é a frase? de Tuma Júnior, aquele que escreveu o livro Destruindo Biografias, esculhambando com o presidente Lula, o PT e seus aliados.
OUTRO MAU EXEMPLO
Esperava-se muito da atual Câmara de Porto Velho. Até agora, a não ser em ações isoladas, o resultado tem sido pífio. Além do envolvimento de parte dos vereadores na Operação Apocalipse, o que mais restou? Agora, a Câmara está se preparando para dar outro mau exemplo. Acordos fechados para a eleição da futura Mesa Diretora, em abril, estão prestes a serem ignorados. Luta pelo poder, vantagens pessoais e muito pouca dedicação à comunidade é o retrato. A política, parece, não tem jeito mesmo!
VOZ DO PASSADO
"Os povos indígenas brasileiros devem intensificar a sua luta contra os seus opressores, que desfecham um ataque sistemático aos seus direitos e às suas comunidades... O motivo real do ataque aos direitos constitucionais dos indígenas é o modelo de desenvolvimento adotado pelo governo, que prioriza a produção...". Quem disse isso? O secretário-executivo do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Cleber César Buzatto, feita numa entrevista ao site russo Pravda. O camarada Cleber vive, realmente, no passado...
CAINDO NO ESQUECIMENTO
Daqui a algum tempo, quando o assunto sumir da mídia e a violência cruel do dia a dia superar a brutalidade registrada na aldeia Tenharim, não se falará mais nas vítimas dos índios assassinos, que trucidaram três pessoas inocentes. As autoridades de todos os naipes, algumas delas que vivem discursando sobre Justiça, igualdade e direitos humanos, se calarão. As três vítimas só não sumirão das memórias de seus familiares. Um dia, no futuro, esses crimes e outros, como os 27 assassinatos da Reserva Roosevelt, serão julgados de verdade, nem que seja pela História.
NADA DE NOVO NO FRONT
Partidos que não acabam mais, cada um deles com dezenas de pré-candidatos, a maioria sonhando com uma cadeira na Assembleia; centenas querendo o impossível, porque nunca passarão de alguns votos pingados; partidos nanicos organizando esquemas para venda de espaços no horário eleitoral; políticos corruptos se reelegendo aos borbotões; uma ou outra surpresa, elegendo-se algum desconhecido. O quadro será este, em outubro. Mais ou menos o que tem sido nas últimas dez eleições e o que ocorrerá nas próximas dez.
PERGUNTINHA
Quando a campanha eleitoral estiver em curso e surgir a primeira pesquisa realmente séria sobre as intenção de voto em Rondônia, quem estará na frente na disputa pelo Governo?
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!