CRESCIMENTO: Ecoturismo, cultura e gastronomia ampliaram busca por viagens

Comparativo entre os Boletins do Turismo Doméstico Brasileiro de 2020 e de 2021, divulgados recentemente pelo MTur e IBGE, apontaram que segmentos foram responsáveis pelo aumento nas viagens nacionais no ano passado

CRESCIMENTO: Ecoturismo, cultura e gastronomia ampliaram busca por viagens

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

 O lazer, com foco nos segmentos de ecoturismo, cultura a gastronomia, impulsionou às viagens pelo país. É o que mostra dados apontados no comparativo entre os Boletins do Turismo Doméstico Brasileiro - edições de 2021 e 2020, materiais produzidos e divulgados neste ano pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
As informações foram extraídas do Módulo de Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua, com dados de 2021 e 2020, e indicaram acréscimo no percentual de viagens nesses segmentos. Em 2021, o lazer foi apontado por 35,7% dos entrevistados como um motivo para uma viagem pessoal, representando um aumento de mais de 2% em relação ao ano anterior (2020), quando esse tipo de viagem motivou 33% dos entrevistados.
 
O ecoturismo e o turismo de aventura entraram para a lista de motivos que ampliaram as viagens pelo país, com um acréscimo de 5% em relação ao ano anterior: 25,6% das viagens foram motivadas por esses fatores em 2021, enquanto em 2020, o percentual havia sido de 20,5%. Além disso, a cultura e a gastronomia também fizeram parte dos motivos que incrementaram as viagens dos brasileiros, passando de 15,5% em 2020 para 16% em 2021.
 
VIAGENS PESSOAIS - O comparativo entre os Boletins demonstra aumento também no número de viagens por motivos pessoais. Foram 85,4% em 2021 (incluindo as viagens nacionais e internacionais) contra 85,1% de viagens realizadas por essa mesma razão em 2020. Os estudos ainda demonstram uma diminuição nas viagens por motivos profissionais: em 2020, 14,9% dos entrevistados disseram viajar para trabalhar. Já em 2021, o número caiu para 14,6%.
 
O comparativo entre os Boletins mostra, ainda, que houve um aumento de 1,3% no número de viagens nacionais: dos entrevistados em 2021, 99,3% deles fizeram viagens dentro do Brasil, enquanto 98% dos respondentes explicaram que foram realizadas viagens nacionais em 2020.
 
Para conferir os Boletins completos, clique abaixo:
 
SOBRE OS BOLETINS – O Boletim do Turismo Doméstico Brasileiro de 2021 contou com as respostas de 71,5 milhões de domicílios no Brasil (500 mil a mais do que na pesquisa de 2020, quando foram consultados 71 milhões de domicílios brasileiros), sendo que em 12,7% deles ocorreu pelo menos uma viagem nos três meses anteriores à entrevista. No total, foram analisada 12,3 milhões de viagens em 2021.
 
As informações contidas nos Boletins quantificam os fluxos de turistas nacionais entre as diferentes regiões do país e para o exterior. Os anos de 2020 e 2021 foram marcados pela pandemia da Covid-19, portanto, os resultados podem refletir uma mudança de comportamento em decorrência das restrições impostas pela emergência sanitária.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS