RORAIMA: Paçoca de Carne de Sol é declarada como Patrimônio Cultural Imaterial

A aprovação do projeto de lei nº 76/2018 ocorreu nesta quarta-feira (18), por unanimidade, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR)

RORAIMA: Paçoca de Carne de Sol é declarada como Patrimônio Cultural Imaterial

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A tradicional Paçoca de Carne de Sol, um dos pratos mais tradicionais da culinária roraimense, foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Roraima. A aprovação do projeto de lei nº 76/2018 ocorreu nesta quarta-feira (18), por unanimidade, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). A proposta, de autoria do deputado estadual Soldado Sampaio (Republicanos), também presidente da Casa, homenageia Maria Perpétua Mangabeira, conhecida como Tia Nêga, por meio da “Lei Tia Nêga”.
 
Figura marcante na história da gastronomia local, Tia Nêga faleceu em 2018, aos 76 anos. Durante décadas, ela encantou gerações com sua paçoca de carne de sol preparada no bairro Pricumã, em Boa Vista. Viúva e mãe de 12 filhos, Tia Nêga se tornou referência na valorização da culinária regional e na preservação da cultura roraimense.
 
 
Conforme o deputado Soldado Sampaio, o reconhecimento vai além da gastronomia, celebrando também a identidade cultural do estado. “A Paçoca de Carne de Sol, assim como a Farinha de Iracema e outras iguarias tradicionais, simbolizam a riqueza cultural de Roraima e merecem esse reconhecimento oficial do Legislativo”, declarou.
 
“A Paçoca de Carne de Sol, assim como a Farinha de Iracema e outras iguarias tradicionais, simbolizam a riqueza cultural de Roraima e merecem esse reconhecimento oficial do Legislativo”, afirmou. Com a sanção da nova lei, a iguaria passa a integrar o patrimônio cultural imaterial de Roraima, “como forma de engrandecer o legado de Tia Nêga e valorizar a história gastronômica de Roraima”.
 
“Essa conquista é fruto do nosso trabalho e do compromisso com as nossas raízes. O projeto de lei de minha autoria não só garante esse título, mas também imortaliza um dos sabores mais tradicionais da nossa terra. A lei, quando sancionada, levará o nome de ‘Tia Nega’, uma homenagem justa à criadora da paçoca mais famosa de Roraima. Um reconhecimento que simboliza o respeito à memória e à contribuição de quem ajudou a construir nossa cultura”, concluiu.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Ano Novo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS