MELHORES DE 2024: Filmes que foram sublimes e marcaram num ano surpreendente

MELHORES DE 2024: Filmes que foram sublimes e marcaram num ano surpreendente

Foto: Reprodução

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Fazer lista de avaliação de melhores e piores do ano, na área de entretenimento, é subjetiva e pessoal, pois é a opinião crítica de quem assistiu e analisou a parte técnica, dramática e importância na criatividade do roteiro, desenvolvimento e conclusão da obra avaliada. 
2024 foi um ano rico em lançamentos em filmes e séries, algumas surpresas e outras bem decepcionantes. A avaliação é feita com lançamentos em cinema e/ou via serviço de streamings com plataformas como Amazon Prime, Disney Plus (que tem o catálogo agregado da Star +), Netflix, Max e Mubi, entre outras. 
 
Segue abaixo os meus destaques de melhores do ano, para o bem ou para mal, é só uma lista de filmes que achei os mais relevantes. E como tal gera controvérsia ou, até mesmo, uma concordância intuitiva de gostos semelhantes. 
 
Vamos lá. Sem ordem cronológica de lançamento e de preferência, porém feito com a minha memória do que pra mim prestou e mereceu elogios. (Marcos Souza)
 
FILMES – Os Melhores
 
FURIOSA – UMA SAGA MAD MAX
 
Era óbvio que depois dos sete Oscar conquistados pelo filme anterior, “Mad Max: Estrada da Fúria”, de 2015, viria uma continuação. E realmente veio, e que filme!! Com Anya Taylor-Joy no papel de Furiosa, personagem do filme anterior vivida pela atriz Charlize Theron, e Chris Hemsworth (o Thor, dos filmes da Marvel), no papel de vilão. O filme é uma saga pós apocalíptica recheada de cenas de ação de tirar o fôlego e toda aquela pirotecnia que mistura efeitos práticos com outros em CGI. No filme mostra a origem da Furiosa, desde quando foi sequestrada da sua terra, o Lugar Verde de Muitas Mães, por uma horda de motoqueiros até ser adotada pelo Immortan Joe, na Cidadela. O filme foi um fracasso de bilheteria, infelizmente, mas para quem assistiu sabe que foi injusto. George Miller, roteirista e diretor, continua implacável nas cenas do deserto e as sequências de lutas, com impressionantes batalhas sobre rodas. 
 
Disponível na plataforma MAX. 
 

 
DIAS PERFEITOS
 
Dirigido pelo alemão Wim Wenders (diretor de obras primas como “Paris-Texas” e “Asas do Desejo”), com roteiro dele e de Takayuki Takuma, esse filme foi lançado em 2023, porém em 2024 ele estourou no circuito de filmes de arte. Todo rodado em Tóquio, a película é uma reflexão fora de série sobre a meia idade, hábitos rotineiros e como a sequência do viver o dia a dia é importante para que o personagem central, Hirayama (com o extraordinário ator Koji Yakusho) possa estar em paz na sua solidão. Ele é um zelador que limpa os banheiros públicos da cidade, através de um serviço remunerado, porém vive de forma modesta em uma casa na periferia, cultivando suas plantinhas, lendo seus livros de bolso que compra em um sebo barato e, principalmente ouvindo suas músicas em fitas K-7 dentro da sua pequena van, quando vai trabalhar. O diretor mostra essa rotina de forma minimalista e transforma o que seria tedioso numa aventura de emoções contidas, mas tão universais e precisas, onde a cidade é um personagem gigante diante da vida quase pacata de Hirayama. Inesquecível. Que filme!!!
 
Disponível na plataforma MUBI.
 

 

 
VIDAS PASSADAS
 
Estreia da escritora e dramaturga Celina Song nos cinemas com essa pérola dramática que é absurdamente linda. São dois personagens, Hae Sung (o ótimo ator de doramas Teo Yoo) e Nora (a perfeição da atriz Greta Lee), que após se separarem quanto pré adolescentes, se encontram mais de 20 anos depois em Nova Iorque, cada um com suas vidas feitas. Porém enquanto Nora casou e vive feliz com o marido, Hae tenta apagar a imagem revisitada daquela menina prometida como namorada. O encontro provoca reações adversas e inesperadas, mas nunca um romance, porém as dores sublimadas do “E se...”, um termo coreano que define o futuro de casal, nunca esteve tão quebrado como aqui. O final em que dores contidas são desfeitas como cinzas jogadas ao vento é de partir o coração. Filmaço.
 
Disponível na plataforma do TELECINE
 

 
LOOK BACK 
 
Esse filme baseado no mangá de Tatsuki Fujimoto – o mesmo criador do popular “Chainsaw Man”. Talvez a mais linda animação que eu assisti esse ano, contando uma história recheada de símbolos e reflexões sobre amizade, dependência, arte e relação do luto com a dor do tempo. Fujino é uma aluna jovem e extrovertida que usa o seu talento para o desenho publicando tiras no jornalzinho da escola, sendo adorada pelos seus colegas de sala e elogiada pelo professor. Um dia uma outra tirinha é publicada no jornal de autoria de uma outra aluna, Kyomoto, que é reclusa e quase não vai às aulas, mas tem um grande talento para desenhar, principalmente cenários. O professor revela para Fujino que essa aluna desconhecida tem o sonho de publicar o seu próprio mangá. A partir disso as duas acabam se encontrando e cultivam uma amizade de dependência e parceria, pois acabam produzindo um mangá de sucesso de forma independente. Mas a vida prepara uma delas para uma dor que vai separar e a unir vida e arte. É um turbilhão emocional que explode em cores, tomadas de cenas acapachantes para mostrar que nem sempre o desejo é o que a vida nos oferece de lição. Com trilha sonora impecável e tecnicamente perfeito, é uma história tocante, realizado de forma rápida. Foi lançado no Brasil de forma discreta nos cinemas em setembro, logo depois para o streaming.
 
Disponível na plataforma PRIME VÍDEO
 

 
AINDA ESTOU AQUI
 
O filme brasileiro de maior sucesso no ano, tanto aqui quanto no exterior. Dirigido pelo ótimo Walter Salles, essa é uma produção muito importante por ser um drama biográfico de enorme repercussão por retratar de forma pulsante e emocionante um dos períodos mais violentos e repressores do Brasil, que foi o período da ditadura militar, no início dos anos 70, quando uma família de classe média alta acabou sofrendo as consequências de sua atividade política. Baseado no livro do escritor Marcelo Rubens Paiva, aqui é mostrada o drama de Eunice Paiva – a mãe dele, vivida tão bem por Fernanda Torres -, que acaba passando por uma situação limítrofe quando o marido, Rubens Paiva (o discreto e preciso Selton Mello), um ativista político, desaparece após ser convocado a prestar depoimento aos militares. Ela depois é presa junto com a filha e levada para interrogatório, mas consegue liberdade. O marido some e durante anos ela tenta encontra-lo. Essa situação provoca um drama familiar. Salles filma tudo com precisão cirúrgica e extrai de um elenco exemplar uma pérola do cinema nacional em status de gala. Não por menos o filme foi indicado a diversos prêmios relevantes – entre eles o Globo de Ouro – e pode ser que seja finalista na indicação aos Oscar de filme estrangeiro e atriz, para Fernanda Torres, impecável.
 
Ainda nos cinemas.
 

 
A SUBSTÂNCIA
 
O filme mais chocante do ano, é um terror do chamado “horror corporal” escrito e dirigido pela diretora francesa Coralie Fargeat, com a melhor interpretação da atriz Demi Moore, vivendo uma celebridade da televisão, Elisabeth Sparkle, que tem um programa de ginástica fitness. A sua carreira vira de cabeça para baixo quando é demitida pelo diretor da TV, que a considera velha, pois já é de meia idade, por mais que tenha o corpo em forma. Com isso ela se envolve num acidente e descobre um método de rejuvenescer através de uma fórmula secreta chamada de “Substância”, que vai mudar a sua vida radicalmente. Ao aderir ela acaba gerando uma cópia sua 30 anos mais nova. Com isso ela retoma seu emprego, volta a brilhar na TV e no mundo publicitário, mas paga um preço muito caro quando a sua réplica jovem começa a transgredir algumas regras da substância. As consequências disso são apavorantes e transformadoras, até um final explosivo e destruidor. Tecnicamente muito bem realizado, com efeitos acima da média, e é uma metáfora muito forte sobre a cobrança da beleza eterna, principalmente entre celebridades. Exige estômago forte. E é um filmaço!!
 
Disponível na plataforma MUBI. Recentemente o filme foi relançado nos cinemas brasileiros em algumas capitais, dublado. 

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