PAGAMENTO: Hoje (27) é o ultimo dia para sacar abono PIS/Pasep 2024

Além de ganhar até dois salários-mínimos e ter trabalhado ao menos 30 dias no ano-base de pagamento, é preciso cumprir alguns requisitos

PAGAMENTO: Hoje (27) é o ultimo dia para sacar abono PIS/Pasep 2024

Foto: Divulgação/MTE

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Encerra nesta sexta-feira, 27, o prazo regular para sacar o abono salarial PIS/Pasep de 2024. O calendário de pagamentos teve início em fevereiro deste ano, de acordo com a data de nascimento do trabalhador, sendo o prazo final para saque o mesmo para todos.
 
O abono é um benefício destinado a quem ganha até dois salários mínimos por mês, em média, e que trabalhou por ao menos 30 dias no ano-base - no caso de 2024, refere-se ao ano de 2022. O dinheiro, que pode chegar a até um salário mínimo, cai diretamente na conta daqueles cadastrados na Caixa (no caso do PIS) e no Banco do Brasil (no caso do Pasep).
 
Porém, caso o valor não possa ser transferido para uma conta existente, o trabalhador precisa sacá-lo.
 
 
Quem tem direito ao abono PIS/Pasep?
 
Além de ganhar até dois salários-mínimos e ter trabalhado ao menos 30 dias no ano-base de pagamento, o MTE detalha que é preciso cumprir alguns requisitos para ter direito ao abono salarial. Confira:
 
Estar cadastrado no programa PIS/PASEP ou no CNIS (data do primeiro emprego) há pelo menos cinco anos;
 
Ter trabalhado para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP);
 
Ter recebido até 2 (dois) salários-mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado;
 
Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
 
Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica/Governo) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial do ano-base considerado para apuração.
 
 
Como fazer o saque fora do prazo?
 
O benefício que não foi sacado permanece disponível por até cinco anos, mas é necessário ingressar com um recurso administrativo junto ao Ministério do Trabalho e Emprego para sacá-lo. O trabalhador pode buscar por um posto de atendimento físico do MTE, na localidade onde mora. No site do MTE, é possível encontrar os endereços.
 
Segundo detalha a Agência Brasil, há também a opção de entrar em contato com a pasta por e-mail, através do endereço trabalho.UF@economia.gov.br, sendo que as letras UF (unidade federativa) devem ser substituídas pela sigla do estado em que o trabalhador reside.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Ano Novo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS