A vereadora Ellis Regina acompanhou nesta quinta-feira, 11.04, um grupo de mulheres mães atípicas na reunião com a presença do prefeito Hildon Chaves, e do Subsecretário-Executivo da Secretaria Geral de Governo, José Robério. A pauta da reunião foi em torno do recém-criado Conselho Municipal de Mães e Pais da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista no município de Porto Velho.
O conselho será formado por onze membros titulares e igual número de suplentes representantes das secretarias municipais SEMED, SEMUSA, e SEMASF e das secretarias estaduais SESAU, SEAS e SEDUC, além de quatro mães atípicas (mães de crianças com espectro autista). Os representantes vão atuar na defesa dos direitos da pessoa autista, um colegiado de grande importância social.
A vereadora acompanhou as mães atípicas e pediu para que o prefeito avaliasse a indicação delas como membro na composição do conselho. “Muito pertinente a criação desse conselho que em muito a contribuir com a causa dessas crianças e dessas mães, para oferecer melhores condições de atendimento e acompanhamento na rede pública a essas famílias”, ressaltou a vereadora.
A vereadora Ellis Regina também lembrou que neste mês está em plena campanha o “Abril Azul”, dedicada à conscientização sobre o autismo. “Precisamos ampliar essa campanha para que todos possam envolver-se nela de forma efetiva. A capital hoje possui dezenas de mães atípicas com dificuldade para cuidar e tratar os filhos de forma adequada e do jeito que eles merecem”, comentou.
A vereadora solicitou à secretária municipal de saúde, Eliane Pasini, informações sobre os serviços que serão oferecidos à comunidade autista pelo Centro de Reabilitação – CER (Anexo ao Ana Adelaide), o principal ponto de atendimento referencial do município para acidentados, crianças e idosos e crianças e jovens de Espectro autista e até pacientes sequelados pela Covid-19.
A vereadora é autora de uma emenda já empenhada no valor de R$ 150 mil específica para a aquisição de equipamentos do CER.