SUSPEITO DE CORRUPÇÃO: Há 5 meses, outro prefeito de Candeias do Jamari era afastado do cargo

Valteir Queiroz é acusado de ocultação de valores recebidos de forma ilegal para a aquisição de bens, caracterizando lavagem de dinheiro

SUSPEITO DE CORRUPÇÃO: Há 5 meses, outro prefeito de Candeias do Jamari era afastado do cargo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Conhecido por ser apoiador ferrenho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com o lema “Deus, Pátria, Família e Liberdade”, no dia 14 de junho deste ano, Valteir Queiroz (Patriota) era afastado do cargo de prefeito de Candeias do Jamari, cidade vizinha a Porto Velho.

 

Queiroz foi um dos milhares de brasileiros que “ajudou” Bolsonaro com PIX: ele fez questão de divulgar que doou 500 reais para o ex-presidente, que em alguns meses, arrecadou pelo menos R$ 17 milhões.

 

Valteir não sabia, mas nunca mais voltou a comandar a prefeitura do município. Ele foi impedido de exercer suas funções após uma operação da Polícia Civil contra corrupção, chamada de Articulata. À época, outros três mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. 

 

Segundo a polícia, a má administração do dinheiro público e o envolvimento da gestão de Queiroz em fraudes em licitações, além da não execução de serviços públicos, motivou o início das investigações.

 

Operação Articulata investiga até hoje indícios de corrupção do ex-prefeito Valteir Queiroz - Foto: Divulgação/Polícia Civil

 

De acordo com a equipe, agentes públicos e empresários que inviabilizaram a livre concorrência em processos licitatórios e não cumpriram com a execução dos contratos seguem sendo investigados.

 

Durante a operação, foi possível identificar a ocultação de valores recebidos de forma ilegal para a aquisição de gado e a ocultação em nome de outras pessoas, caracterizando o crime de lavagem de dinheiro.

 

Segundo a polícia, as ações permanecem em andamento e todas as medidas foram representadas pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) que deferiu o afastamento do prefeito.

 

À época, a assessoria de Valteir Queiroz divulgou que “recebeu com surpresa a decisão do afastamento e disse que está à disposição da Justiça”. Ainda conforme a nota, “não houve nenhuma busca e apreensão na sede do Executivo, apenas a notificação do afastamento do prefeito”.

 

Foto: Divulgação/Polícia Civil

 

Poucas semanas depois, apesar de ter tentado permanecer no cargo de várias formas, incluindo vias judiciais, no dia 26 de julho, Valteir Queiroz foi cassado pela Câmara de Vereadores de Candeias do Jamari.

 

Em seu lugar, assumiu Toninho Cerejeiras, também conhecido como Toninho do PT, que também já foi cassado pelo Legislativo municipal na noite da última segunda-feira (13).

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS