Uma ação judicial do deputado estadual delegado Rodrigo Camargo (Republicanos) contra o Jornal Eletrônico Rondoniaovivo foi arquivada no 4º Juizado Especial Cível nesta terça-feira (25)
A ação Nº 7001967-63.2023.8.22.0002 que teve o advogado Bruno Valverde como patrono foi motivada por um texto publicado sobre um vídeo que o parlamentar gravou atacando o senador Confúcio Moura (MDB). Sua ‘indignação’ era fruto de voto de Confúcio na eleição para presidência do Senado Federal.
O texto alvo de ação judicial criticou sua ação em fazer vídeo com ataque ‘mimizento’ num assunto que não é da alçada dele, provocando um achincalhamento contra o ex-governador e ex-prefeito do município de Ariquemes.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Após publicação, foi endereçado ao jornal um pedido de DIREITO DE RESPOSTA formulado pelo escritório de Valverde. De pronto, por escrito o Rondoniaovivo concedeu o espaço solicitado. Mas não se sabe o motivo, o ‘direito de resposta’ solicitado por escrito não foi exercido.
Ato continuo o delegado ajuizou ação pedindo em caráter de liminar que o material fosse retirado do ar, além de pedido de indenização em pecúnia.
O judiciário negou a retirada do ar de texto, marcando audiência de conciliação.
FALTA DE PALAVRA
Neste momento a direção do jornal recebeu uma proposta de se reunir com o deputado no escritório do advogado Bruno para ‘resolver’ assunto.
Cônscios que a conciliação entre partes é sempre benéfica para todos, houve a referida reunião, onde o deputado alegou que se sentiu constrangido pelo texto.
Com a negação da retirada do ar pela Justiça, acompanhado de outro delegado (chefe de gabinete de Camargo) e seu advogado Bruno, afirmaram que se fosse retirada do ar, também haveria a desistência do processo.
O Rondoniaovivo cumpriu com o combinado e fez a retirada do conteúdo, além de oficiar o Google para retirada de link.
E mais uma vez, pasmem, o deputado com seu advogado não cumpriram a palavra, não honraram o acordo verbal. Primeiro, não mandaram o direito de resposta e depois não fizeram a desistência da ação, mesmo após retirada do material.
Vale ressaltar que o advogado Bruno Valverde foi um dos doadores da campanha do delegado, depositando 25 mil reais para ajudar no pleito de Camargo (veja aqui). Atualmente o advogado Bruno atende juridicamente o deputado através de contrato pago com dinheiro público.
AUDIÊNCIA
No ultimo dia 11 de abril, de modo remoto houve a audiência de conciliação. O deputado entrou na ‘video chamada’ alegando que estava em missão oficial do legislativo e não poderia participar, pedindo a resignação da data.
Ou seja, claramente se negou a participar da audiência, fato que ensejou que o advogado Juacy Loura, defensor do Rondoniaovivo, representasse pelo arquivamento do processo. A decisão judicial foi proferida e o processo foi arquivado.
GAROTO NIKOLAS
A direção do Rondoniaovivo, lamenta a postura do deputado e seu advogado. Não é desta forma que se age. Nos 18 anos de atividade já tivemos diversas demandas judiciais. Muitas resultaram em acordos entre partes. Nunca houve este tipo de postura entre os envolvidos.
Apesar do parlamentar afirmar sempre que defende a liberdade de imprensa, conseguindo até aprovar uma moção de aplauso para o deputado federal Nikolas Ferreira (PL), pela “liberdade de expressão” do deputado de Minas Gerais usar uma peruca no plenário da Câmara Federal, percebe-se que na pratica, age como o garoto Nikolas, que defende a liberdade de expressão quando é apenas em seu benefício.
Reafirmamos nosso compromisso com a verdade, com a boa informação e na defesa do estado democrático de direito, em favor de nosso estado e país, ombreando com os que defendem a democracia dos atuais golpistas "patriotas”.
LEIA ABAIXO TEXTO QUE DEPUTADO/DELEGADO PEDIU CENSURA
TIKTOKER: Deputado eleito faz ‘caras e bocas’ e pede renúncia do senador de Rondônia
E Rondônia já tem seu ‘Gabriel Monteiro’ no parlamento estadual, político estilo tiktok/youtuber que faz cara e bocas na internet para ganhar seguidores e não tem vergonha de espalhar intrigas e fazer a necropolítica. E para alimentar seus seguidores, entra em discussões que não tem a ver com sua atuação.
Estamos falando do novato deputado estadual eleito Rodrigo Camargo (Republicanos), que postou um vídeo em sua rede social sobre a posição do senador Confúcio Moura em relação a eleição da Mesa Diretora do Senado. Confúcio declarou apoio ao senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para presidência do Senado Federal.
E bastou para o policial pedir a renúncia do senador, fazendo ‘biquinho e charminho’ em vídeo. Seguidor do falecido Olavo de Carvalho, suposto filosofo, propagador das diretrizes da direita burra e incapaz do Brasil, o delegado Rodrigo parece não ter noção da realidade e conjuntura da política nacional. Sobre seu ídolo, o tal Olavo, existe até uma ‘máxima’, que ele (Olavo) era considerado um imbecil pelos grandes filósofos e um grande filósofo pelos imbecis.
Se até o maior expoente de seu partido, o oficial do Exército Tarcísio Freitas, eleito governador do grande estado de São Paulo já está trabalhando em favor do seu povo, sentando a mesa para conversar com o governo federal, o parlamentar estadual acredita que seu vídeo vai surgir algum efeito, num assunto que ele não tem nenhuma ingerência. Só serve para mostrar sua ignorância na política, que tem como premissa construir pontes e não levantar muros.
Como ainda não assumiu seu primeiro mandato, o gaúcho de Bagé não tem nenhuma ação parlamentar concreta em favor do povo de Rondônia. Por enquanto apenas mimimi de internet. Mas parlamentares com este tipo de visão já passaram muitos pelo legislativo estadual, mas sempre com um denominador comum. Sempre ‘deputados de um só mandato’. Vide os que estão de saída com ‘pé no traseiro’ dado pelo eleitor.
Que nos próximos dias, já com assento no legislativo estadual, o delegado se comprometa em produzir leis que beneficiem o povo de Rondônia, que fiscalize o executivo e deixe de fazer demagogia barata nas redes sociais.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Termos e condições de uso "Opiniões dos Assinantes"
A seção de Comentários do Portal Rondoniaovivo.com tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
Apenas assinantes do Portal Rondoniaovivo.com, devidamente cadastrados conforme item 1 abaixo, com nome e sobrenome verdadeiros, podem realizar comentários às reportagens através da Seção de Comentários.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do assinante cadastrado, inclusive nos casos de uso por terceiros que utilizem seu código de assinante.
A Seção de Comentários destina-se ao debate sobre o conteúdo publicado no Portal Rondoniaovivo.com, apenas para fins informativos e de entretenimento, excluindo qualquer utilização comercial ou publicitária. Os comentários publicados pelos assinantes não constituem opinião do Portal Rondoniaovivo.com e não são por ela endossados, não constituindo aconselhamento jurídico, financeiro, médico ou profissional de qualquer natureza.
O Rondoniaovivo permite que os leitores tirem do ar comentários que eles próprios tenham feito no site do jornal e queiram apagar. Escreva para redacao@rondoniaovivo.com
O Portal Rondoniaovivo.com tem a prerrogativa de, a seu exclusivo critério e independentemente de qualquer aviso ou notificação, retirar qualquer postagem do ar, mesmo que a postagem não viole as regras estabelecidas nestes Termos de Uso.
Os presentes Termos e condições de uso são regidos pela legislação da República Federativa do Brasil. Seu texto deverá ser interpretado no idioma português e os usuários submetem-se ao Foro Central da Comarca de Porto Velho.
Forma de acesso e cadastro ao comentário
Para que seja permitido o acesso do assinante a Seção de Comentários, objeto do presente termo, é necessário ser assinante do Portal Rondoniaovivo.com e possuir seu e-mail cadastrado e senha de acesso ao site. Caso ainda não tenha realizado seu cadastro, preencha o formulário de Cadastramento.
Ao realizar seu cadastramento, o assinante se compromete a observar esses Termos de Uso, a utilizar termos aceitáveis socialmente, e a não desrespeitar a lei e a ordem pública.
O assinante deverá informar seu próprio endereço eletrônico a ser utilizado para sua identificação no comentário. A senha poderá ser alterada a qualquer momento para sua identificação e permissão de acesso à página de comentários.
Todas as informações do assinante são protegidas por senha para a sua segurança e privacidade.
As páginas de internet estão sujeitas a problemas de interrupção, falha técnica ou indisponibilidade de funcionamento temporário, não tendo o Portal Rondoniaovivo.com qualquer responsabilidade sobre tais ocorrências.
O Portal Rondoniaovivo.com registra o IP, data e hora de acesso de todo internauta que se conecta ao sistema de comentários. O registro é feito nos termos da Lei 12.965/2014, e os dados poderão ser fornecidos a autoridades públicas, na forma da Lei, quando for necessária a identificação do autor de um comentário.
Serão vetados comentários que:
- Não tratem do assunto objeto da reportagem em que foi postado;
- Utilizem linguagem chula, grosseira ou ofensiva, palavras cortadas por caracteres ou escritos em outra língua que não o português e totalmente em maiúscula;
- Divulguem links e contas de redes sociais;
- Divulguem Banners publicitários;
- Ofereçam qualquer tipo de produto para venda, procurar anunciantes e patrocinadores;
- Veiculem material pornográfico, persecutório, ameaçador, racista ou discriminatório com relação a raça, religião ou nacionalidade;
- Veiculem informação sobre atividades ilegais e incitação ao crime;
- Veiculem afirmações ou material calunioso, injurioso ou difamatório;
- Veiculem propaganda política para candidatos, partidos ou coligações, bem como propaganda a respeito de seus órgãos ou representantes;
- Contenham páginas e arquivos criptografados ou protegidos por senhas;
- Veiculem programas e arquivos que contenham vírus ou qualquer outro código que ponha em risco arquivos;
- Veiculem informação relativa a pirataria de software;
- Utilizem-se do serviço, desvirtuando sua finalidade, com o intuito de cometer qualquer atividade ilícita;
Veiculem informações sobre atividades de concursos, pirâmides, correntes, lixo eletrônico, spam ou quaisquer mensagens periódicas ou não solicitadas (comerciais ou não) ou abusivas;
- Veiculem conteúdo ou material protegido por direitos autorais, sem autorização do autor ou de seu representante.
- Veiculem fotos ou vídeos sem autorização dos fotografados.
- Responsabilidades e Não-Licença
- Os textos, fotografia, imagens, logomarcas nas páginas do Portal Rondoniaovivo.com se encontram protegidos por direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização do Portal Rondoniaovivo.com. Em hipótese alguma o assinante adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos.
No caso de utilização indevida das informações constantes nas páginas do Portal Rondoniaovivo.com ou dos comentários, o assinante assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.
Se for descumprida quaisquer das regras expostas neste Termo de Uso ou for verificado o exercício de qualquer conduta ilegal, o comentário será excluído do Portal Rondoniaovivo.com.
A infração às regras deste Termo de Uso pode ensejar, a critério exclusivo do Portal Rondoniaovivo.com, a moderação permanente dos comentários do assinante e/ou à exclusão do usuário após comunicação prévia.
A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Portal Rondoniaovivo.com poderá cancelar o Seção de Comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos assinantes e/ou a terceiros.
Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!