POUCOS DIAS: TSE anula votos de Geraldo da Rondônia e atual composição da ALE/RO deve mudar

Jesuíno Boabaid, que assumiu a vaga, tentou suspender julgamento, mas ministros decidiram por nova recontagem de votos

POUCOS DIAS: TSE anula votos de Geraldo da Rondônia e atual composição da ALE/RO deve mudar

Foto: Montagem/Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou pela sexta vez o recálculo dos quocientes eleitorais e partidário em Rondônia, referente às eleições de 2018.

 

A decisão pode mudar novamente a atual composição da Assembleia Legislativa e não interfere na legislatura onde os novos deputados e deputadas estaduais tomam posse em 01 de fevereiro.

 

Uma vez que os votos atribuídos ao ex-deputado Geraldo da Rondônia foram considerados nulos, é necessário rever as cadeiras do parlamento.

 

Geraldo foi condenado por financiamento ilegal de sua campanha e recorreu a Brasília. Recentemente, os ministros encerraram a votação e decidiram por uma nova recontagem de votos.  

 

O atual deputado estadual, Jesuíno Boabaid, que ocupou a vaga deixada por Geraldo Rondônia – afastado por condenação penal definitiva – tentou suspender o julgamento no TSE, mas não obteve sucesso.

 

Votaram pela recontagem os ministros Sérgio Banhos, Carlos Horbach, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes.

 

A decisão pelo recálculo já foi enviada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia para cumprimento imediato, o que deve ocorrer na próxima semana.

 

Com a decisão de declarar nulos os votos de Geraldo da Rondônia, a Coligação PMN/PSC/PC do B, que tinha 54.947 votos e elegeu Neidson Barros e Geraldo da Rondônia, passa a ter 45.515, podendo perder uma cadeira.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

L de Souza LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS