CORPO DE BOMBEIROS: ALE promove audiência de instrução para debater sobre concurso

A reunião é fruto de um requerimento apresentado pelo deputado Jesuíno Boabaid

CORPO DE BOMBEIROS: ALE promove audiência de instrução para debater sobre concurso

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou hoje (26) uma audiência de instrução legislativa para debater acerca do edital de concurso público para o provimento de vagas para o quadro de oficiais bombeiro militar combatente. A reunião é fruto de um requerimento apresentado pelo deputado Jesuíno Boabaid (PSD).
 
A reunião contou a presença do deputado Williames Pimentel (MDB) e teve como participantes o gerente de planejamento da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) Paulo Barbosa, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Nivaldo de Azevedo Ferreira, major bombeiro Mario Vergotti, diretora executiva do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) Cláudia Gribroski e o candidato do concurso público Roberto Matias Filho, representando os 49 candidatos aprovados na prova objetiva.
 
As provas objetivas e discursivas aconteceram em setembro e outubro deste ano e estava previsto, no edital, cinco vagas para oficial bombeiro militar combatente, porém apenas dois alcançaram nota suficiente, até o momento, e seguem para mais três etapas para a conclusão do concurso. O resultado final da avaliação dos recursos será publicado no dia 9 de novembro. A preocupação é não preencher nenhuma vaga e prejudicar a administração pública, segundo o deputado Jesuíno.
 
O baixo efetivo da corporação tem deixado desassistidos muitos municípios do Estado. O corpo de bombeiros de Rondônia tem apenas 720 praças e oficiais. A demanda é de 2.286, de acordo com o comandante geral, coronel Nivaldo de Azevedo Ferreira.
 
O grau de dificuldade da banca Cebraspe foi questionado pelos candidatos, porém a banca defende que os critérios de avaliação foram previstos no edital e que uma comissão com representantes da Sesdec e a banca foram criadas para elaboração do edital. A diretora executiva explicou que a banca tinha a previsão de 600 inscritos para o cargo de oficiais bombeiro militar, porém teve 428 inscritos. “Apenas 161 compareceram para realizar a prova objetiva, representando 63% e os aprovados nessa fase, apenas 49 pessoas. Espero que após o resultado final dos recursos, tenham mais candidatos aprovados”, explicou Cláudia Gribroski.
 
Alterações nas regras do edital foram levantadas durante o debate para ampliar o número de aprovados. Mas, por questões legais, o tema será discutido por uma equipe jurídica. Para o deputado Jesuíno, a discussão é necessária para que a administração pública não seja prejudicada. “É importante fazer uma reflexão sobre esse certame e é necessário encontrar um caminho jurídico para o melhor para a população”, finalizou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS