SEMOB: Sec. Geraldo Sena diz que cerca de 80% dos maquinários estavam quebrados

Ele afirmou também que está sendo feita a limpeza dos canais e que é grande a quantidade de móveis jogados nesses locais

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

“Quando assumimos, 80% do maquinário estava sem manutenção”. Foi essa a situação encontrada pelo novo titular da Secretaria Municipal de Obras (Semob) de Porto Velho, engenheiro Geraldo Sena. Ele assumiu a pasta a convite do prefeito Léo Moraes e esteve nesta terça-feira (21), no Programa Conexão Rondôniaovivo, onde conversou com o jornalista Ivan Frazão, sobre os planos para o órgão.
 
Geraldo disse que a Semob tem uma estrutura física muito boa e servidores comprometidos. Inclusive, há reeducandos que atuam na secretaria, como parte do programa para diminuir o tempo da pena. 
 
Outra informação dada pelo secretário é de que nesse início de administração municipal as secretarias se uniram em uma força tarefa de limpeza em Porto Velho. 
 
“Juntamos nesse começo de mandato algumas secretarias em uma operação chamada Cidade Limpa. Assim, unimos Semob, Semusb(Secretaria Municipal de Serviços Básicos), Semagric (Secretaria Municipal de Agricultura) e Sema(Secretaria Municipal de Meio Ambiente) estão trabalhando juntas para executar trabalhos como desobstruir bueiros. Todos em mutirão só pela cidade”, disse.
 
Sofá
 
Segundo Geraldo um dos motivos de Porto Velho está alagando em algumas partes se deve, basicamente, devido à falta de limpeza. Ele afirmou que somente nesses primeiros dias em que foi montado esse mutirão, foram retirados da cidade mais de 30 mil toneladas de entulhos, que estavam nos canais e na rede de drenagem.
 
“Fizemos em um mês limpezas nos canais que cortam a cidade, que não eram feitas há dois anos. Nesse primeiro momento estamos colocando todo o lixo dessa limpeza em terrenos próximos para ele decantar um pouco, devido a umidade. Assim, que o sol voltar, nós levamos para o aterro sanitário”, explicou.
 
 
Mas toda essa mobilização feita pela prefeitura precisa do apoio da população. O secretário Geraldo Sena observou que entre os entulhos recolhidos nos canais são encontrados todo o tipo de objetos. Porém, chama a atenção a quantidade de móveis de grande porte que os portovelhenses descartam nesses espaços.
 
“Já houve situações em que precisamos colocar uma máquina hidráulica para puxar algo de dentro do tubo e quando saiu era um sofá. Com tudo o que achamos, daria para montar muitas casas. Quando voltamos no outro dia, nesse mesmo local, já tinham colocado um outro sofá. Estamos criando um número para que a população entre em contato para denunciar quem joga lixo na cidade”, ressaltou.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Contribuinte rondoniense: você acha justo pagar R$ 90 mil para deputados visitarem feiras de armas nos EUA?
Você acha que o Carnaval da capital deve ser cancelado por causa do aumento da Covid?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS