Quem autorizou o benefício foi Eduardo Cunha, que pouco tempo depois, foi cassado
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Diz o ditado: “Certas coisas não são ilegais, mas imorais”. Pode ser o caso do senador e candidato ao Governo do Estado, Marcos Rogério (PL). Quando deputado federal pelo PDT (centro-esquerda) e depois pelo Democratas (centro-direita) graduou-se em Direito e ainda fez um curso de “Curso de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância”, pela Universidade de Harvard, dos Estados Unidos.
A capacitação que é um sonho distante e caro para 99% dos brasileiros foi paga com dinheiro público. Com o resultado dos impostos dos cidadãos foram quitados U$S 2.780 (R$ 14.960,85 hoje) para a inscrição do então deputado, além das passagens aéreas, cujos valores não aparecem no Portal da Transparência da Câmara dos Deputados.
Mais dólares
O módulo 2 do curso aconteceu em São Paulo (capital) e custou outros U$S 7.800 (R$ 41.111,66). Além do deputado de Rondônia, as parlamentares Bruna Furlan (PSDB-SP), Geovânia de Sá (PSDB-SC), Hildo Rocha (MDB-MA), Shéridan (PSDB-RR) e Maria Helena Angelim (sem partido).
Quem autorizou e pagou foi Eduardo Cunha (MDB na época), cassado por corrupção pouco tempo depois pela própria Câmara que ele presidia.
Respostas
Após contato do Rondoniavivo, a assessoria de comunicação do senador e candidato ao Governo do Estado, Marcos Rogério (PL), enviou a seguinte nota, que será publicada na íntegra. Veja abaixo:
Em atenção ao questionamento, esclarecemos que é comum ao Parlamento brasileiro o incentivo à troca de conhecimento e experiências com outros países, sobretudo em temas para aperfeiçoar setores estratégicos, como a educação e a primeira infância.
Conforme a área de interesse do Parlamento, um grupo de parlamentares é designado para participação em cursos e seminários, visando a inovação e o aperfeiçoamento da legislação brasileira.
Marcos Rogério foi um dos parlamentares mais atuantes na Câmara dos Deputados, com um volume expressivo de projetos e relatorias.
A participação do Parlamentar no curso em questão foi de fundamental importância para subsidiar a sua atuação parlamentar, principalmente em discussões em torno do Marco Legal da Primeira Infância e de temas ligados à educação e primeira infância.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!