Em decisão publicada nesta semana, a 5ª turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) absolveu o deputado estadual Jair Montes (que era vereador naquele momento) e outras 22 pessoas de acusações envolvendo a Operação Apocalipse, que aconteceu em 2013.
O grupo foi condenado tanto em primeira como em segunda instância, já que o Tribunal de Justiça de Rondônia manteve as sentenças em primeiro grau.
Depois de oito anos, todos os denunciados foram absolvidos por unanimidade pela 5ª Turma do STJ. O julgamento confirmou a decisão monocrática que o ministro do STJ, Ribeiro Dantas, deu a favor dos acusados.
Os Ministérios Públicos Estadual e Federal ainda recorreram da decisão monocrática, pedindo a confirmação das condenações. O relator Ribeiro Dantas manteve o voto pela absolvição dos 23 acusados, que foi acompanhado pelos ministros Joel Ilan Paciornik, Félix Fischer, Jorge Mussi e Reynaldo Soares da Fonseca.
Alívio
O deputado Jair Montes, que também é presidente estadual do Avante, sempre afirmou inocência.
Na última terça-feira (05), o parlamentar postou uma arte feita com foto sua, nas redes sociais, acompanhada de um versículo bíblico e uma frase.
“Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar (Josué 1:9). Obrigado meu Deus! Hoje inicio uma nova história...”.