Comissão pede investigação sobre denúncia de oficial da PM filiado ao PMDB

Comissão pede investigação sobre denúncia de oficial da PM filiado ao PMDB

Comissão pede investigação sobre denúncia de oficial da PM filiado ao PMDB

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Estando na ativa, o RDPM considera a filiação partidária transgressão disciplinar de natureza grave. O deputado Jesuíno Boabaid (PMN), durante a reunião da Comissão de Segurança Pública, realizada nesta terça-feira (20), solicitou que a Corregedoria da Polícia Militar, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o Ministério Público (MP) sejam oficializados quanto à denúncia recebida em seu gabinete.

A denúncia trouxe ao conhecimento do parlamentar que o tenente-coronel do quadro de oficiais da Polícia Militar de Rondônia, Marco Aurélio Blaz Vasques é delegado do PMDB no município de Cacoal, com filiação no partido político desde setembro de 2015 e com prazo na direção partidária até agosto de 2017, conforme certidão da Justiça Eleitoral apresentada junto com a denúncia.

De acordo com o Decreto nº 13.255/2007, em seu artigo 17, disciplina que é vedado ao policial militar, se filiar quando estiver na ativa, assim como, a Constituição Federal, no Artigo 42, também veda a filiação em partido político, policiais militares ativos no serviço público.

O Regulamento Disciplinar da Polícia Militar (RDPM), aprovado pelo Decreto nº 13.255/2007, afirma em seu Artigo 17, que é considerada transgressão disciplinar de natureza grave se filiar a partidos políticos, sindicatos e associações, quando na ativa.

A denúncia informa, ainda, que o coronel Vasquez teria participado de uma licitação pública na modalidade Tomada de Preços nº 10/2014, junto a Câmara Municipal de Cacoal. “Ou seja, estava fazendo bico, que é vedado no RDPM”, cita a informação.

O militar também teria participado de eleição para exercer mandato de classista junto a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), no cargo de vice-presidente, recebendo remuneração da Prefeitura de Cacoal, quando quem deveria pagar era o órgão de origem. O denunciante pede investigação criminal diante da gravidade da denúncia e provas apresentadas.

 

Jesuíno Boabaid pediu providências para a apuração da denúncia e colocou em votação, encaminhamento para oficializar o TRE o MP e a Corregedoria da PM sobre as informações e provas anexadas. Os deputados Adelino Follador (DEM), Dr. Neidson (PMN) e Aélcio da TV (PP), aprovaram o decisão do parlamentar.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS