A deputada Epifânia Barbosa participou na noite desta quinta feira,08,da solenidade de abertura do II Seminário Antenado no Futuro, realizado pela Faculdade São Lucas. Autoridades, técnicos, especialistas, acadêmicos e a sociedade em geral, vão discutir durante dois dias, o tema “S.O.S Rio Madeira: Atuação pós enchente”.
De acordo com a programação, os participantes que representam vários segmentos da sociedade civil e política vão discutir ações que possam definir estratégias de enfrentamento ao período de pós enchente do Rio Madeira, nas áreas de Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Habitação e Urbanismo, Meio Ambiente, Segurança Pública, Cultura e Patrimônio Histórico e Desenvolvimento Sócio Econômico.
A deputada Epifânia parabenizou a iniciativa da faculdade e o interesse dos acadêmicos em discutir e encaminhar as propostas de um tema que vem sendo discutido exaustivamente, como é a questão do pós enchente. “Quando nós iniciamos os trabalhos da Frente Parlamentar Permanente, ainda em fevereiro, na primeira audiência pública percebemos que a população precisava daquele espaço para se manifestar, então chamamos vários setores para os debates, como a agricultura, a habitação, a educação, a segurança, entre outros. Além disso, fomos aos locais atingidos pela enchente, ouvimos os ribeirinhos e também a população dos 12 bairros da capital e dos 09 municípios afetados”, relatou a deputada.
Durante seu pronunciamento, a deputada Epifânia Barbosa entregou a diretora da Faculdade, Eliza Coelho Aguiar, um relatório da atuação da Frente Parlamentar Permanente e de alguns encaminhamentos. A deputada Epifânia também parabenizou a atuação da Defesa Civil do município, na pessoa do coronel Pimentel, e do estado, na pessoa do coronel bombeiro Caetano. “ É importante que se destaque as ações destas duas instituições, que neste momento de calamidade, não têm medido esforços pra que a população atingida pela enchente seja socorrida e assistida devidamente” enfatizou.
O resultado das discussões durante o seminário será encaminhado à prefeitura municipal de Porto Velho e ao governo do Estado, para que possa ser usado como base para um novo formato de políticas públicas pós enchente. Segundo o organizador do evento, professor doutor Ricardo Pianta, os encaminhamentos e propostas também vão ficar disponíveis à sociedade em geral, através do site da faculdade São Lucas.