O líder do PSD, deputado Moreira Mendes (RO), ocupou a tribuna da Câmara, nesta segunda-feira, para reivindicar a regulamentação da Lei 12.855/13, que cria a indenização para policiais federais, rodoviários federais e auditores da Receita Federal que atuam nas fronteiras. Para Moreira, esse dispositivo irá reforçar o controle, a fiscalização e a repressão de delitos.
“Estamos em um ano que vamos viver momentos de grandes emoções com a Copa do Mundo e as eleições gerais. Precisamos encontrar uma negociação que permita que os policiais federais sejam ouvidos pelos governos”, defendeu.
Moreira esteve reunido com sindicatos da categoria em Rondônia e teve acesso à pauta de reivindicações. Ele lamentou a ausência de legislação que defina atribuições e responsabilidades dos agentes.
“Eles querem também a reestruturação funcional e salarial. Tenho a informação que estão sem reajuste de salário há sete anos. Basta vermos a quantidade de zumbis [usuários de crack] perambulando nas ruas de qualquer cidade do país. Daí a importância desses agentes no combate ao tráfico de drogas, de armas e, em especial, à corrupção”, explicou.