A convenção do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL-RO) aconteceu nesse sábado, 26, na a Assembléia Legislativa do Estado. O clima se deu como muita discussão sobre a construção do socialismo como alternativa para enfrentar a crise causada pelo sistema capitalista e como um projeto que harmonize o desenvolvimento humano e o ambiente. Outro assunto que permeou todo o encontro foi à ética e a conquista da Lei da Ficha Limpa que o PSOL desde o início defendeu em nível nacional.
Apresentaram-se quatro candidatos ao cargo de governador do Estado: Rosângela Cipriano, Pimenta de Rondônia, Dr. Caon e o Professor Marcus Sussuarana. Depois de um acirrado debate, Pimenta de Rondônia retirou o seu nome em favor de Marcus Sussuarana. Na votação ficou decidido por maioria dos convencionais que o candidato do PSOL ao governo do estado é o Prof. Marcus Susussuarana e como candidata a vice-govenadora Jovelina Caon.
Já para o senado da república apresentaram-se para a convenção três nomes: Pastor Aluizio Vidal, Marcelo Regis e Everaldo Joca (Ariquemes). Marcelo Regis retirou sua candidatura, mas se lançou e foi aprovado como candidato a deputado federal. Ficando como candidatos ao senado o pastor presbiteriano Aluizio Vidal Flor e Everaldo Joca.
O professor Adilson Siqueira presidente honorário do PSOL foi homologado como candidato a deputado estadual.
O PSOL não se coligou com nenhum partido, mas defende uma aliança com grupos de partidos se orientem pela construção de uma sociedade fraterna e que não concordem com alianças realizada pelas suas direções.
O pré-candidato a presidente da República do PSOL é o jurista Plínio de Arruda Sampaio que será monologado na convenção nacional que se realizará no próximo dia 30 em São Paulo.