O governador Ivo Casol se reuniu na tarde desta terça-feira (2/12) em Brasília, na sala da secretaria geral da Mesa da Câmara, com os deputados federais Antonio Palocci (PT-SP) e Sandro Mabel, com a presença do deputado Eduardo Valverde (PT-RO), coordenador da bancada federal, e demais representantes do Estado na capital federal, para discutir a reforma tributária.
Uma das intenções de Cassol com os parlamentares, é definir quando a proposta da reforma tributária será votada. A matéria domina os debates políticos na Casa. A proposta de reforma tributária que está sendo discutida é o substitutivo do deputado Sandro Mabel às PECs 233/08, 31/07 e 45/07. A oposição mantém plano de votar a reforma tributária só no próximo ano. Não está descartada a possibilidade de se tentar votar a reforma tributária no recesso parlamentar.
Antes, as lideranças do governo pretendem esgotar as possibilidades de votação nas próximas três semanas. A oposição promete se manter firme na obstrução de votações caso o governo insista em votar a reforma tributária neste ano. Reforçou-se a sugestão de votar a reforma na segunda quinzena de março de 2009, depois que o texto passar pela análise técnica de um grupo de trabalho. A oposição não admite nem mesmo iniciar as discussões em Plenário da proposta em 2008.