Ao completar seus 85 anos como o mais antigo partido brasileiro, um feito inédito na história do país, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) se reuniu nessa segunda-feira (23) em Porto Velho, para discutir o lançamento de chapa própria de vereadores na capital e uma possível candidatura majoritária.
Seguindo deliberações da Comissão Política Nacional, que recentemente lançou o manifesto “Audácia!”, para colocar o Brasil na rota de crescimento que o povo e a nação exigem, e “Ousadia!”, para fazer o partido crescer, membros da Direção Estadual e Municipal de Porto Velho, colocaram em pauta o lançamento de candidatura própria de vereadores na capital e também uma possível candidatura para Prefeito, onde, segundo membros da direção estadual, o partido já dispõe de dois pré-candidatos com potencial de disputar junto com a aguerrida militância do PCdoB o pleito de 2008.
Segundo o Presidente Estadual do PCdoB, Manoel Néri, além dos dois pré-candidatos a prefeito na capital, o partido também já dispõe de 35 pré-candidatos a vereador, formando um grande bloco de pré-candidatos decididos a concorrer às eleições municipais. “Temos importantes nomes, pessoas com potencial e comprometidas com o nosso partido”, enfatiza Manoel.
A pauta da reunião é extensa, e inclui entre outras coisas, a pré-candidatura de Júlio Olivar, concorrendo para Prefeito na cidade de Vilhena e também a pré-candidatura majoritária da Vereadora Nélia Rocha do PCdoB da cidade de Cerejeiras, além de outras candidaturas em diversos municípios do Estado.
O Partido Comunista do Brasil, que participa ativamente de reuniões com suas direções municipais, pretende está organizado em todo o Estado de Rondônia através de uma ampla campanha de filiação partidária. A idéia do partido é de tentar eleger um grande número de vereadores no Estado.
O PCdoB participa do governo Lula, de administrações municipais e estaduais, nas últimas eleições elegeu 13 deputados federais e um senador, está presente nas lutas do povo, nas batalhas dos movimentos sociais. O PCdoB é essencialmente um partido de idéias e de lutas. Defende o socialismo e a classe operária, enfrentou perseguições, mas, em quase um século de lutas, sempre honrou sua bandeira em defesa do Brasil, da democracia, dos trabalhadores e do socialismo.