*A prescrição de medicamentos genéricos em todos os hospitais públicos e privados poderá ser tornado obrigatório em breve. Projeto de lei de autoria do deputado Edézio Martelli – PTN, já tramita nas comissões técnicas da Assembléia Legislativa de Rondônia, instituindo a obrigatoriedade da prescrição dos medicamentos genéricos.
*De acordo com o projeto, a Secretaria Estadual de Saúde ficará obrigada a especificar e divulgar nas unidades da rede hospitalar pública e privada, os nomes dos medicamentos genéricos que estão sendo comercializados no Estado.
*Os médicos deverão prescrever no receituário farmacêutico o nome genérico ou princípio ativo, seguido do nome comercial do medicamento.
*Ao apresentar o projeto, o deputado Edézio Martelli destacou ser preciso esta ação, pois em decorrência da alta dos preços dos medicamentos convencionais, muitas pessoas estão sendo prejudicadas, comprometendo inclusive os seus tratamentos, enquanto que por falta de informação, não estão tendo acesso aos medicamentos com preço até 70% menor, que são os intitulados medicamentos genéricos.
*“Com a institucionalização da obrigatoriedade da prescrição dos medicamentos genéricos, nos receituários expedidos pela rede hospitalar pública e privada, e principalmente àquelas conveniadas com o SUS – Sistema Único de Saúde visa inserir uma parcela da população na aquisição de medicamentos para efetivar de maneira eficaz o tratamento indicado pelos médicos.
*O problema está nas aquisições dos medicamentos, pois a população carente não está tendo acesso aos medicamentos genéricos com preços mais acessíveis” disse o deputado Edézio Martelli.