Na tarde desta segunda feira (15), a Comissão Especial Temporária que analisa o caso das fitas dos deputados reuniu-se e divulgou a decisão dos relatórios de Edézio Martelli. Confira
*Na tarde desta segunda feira (15), a Comissão Especial Temporária que analisa o caso das fitas dos deputados que aparecem achacando o governador Ivo Cassol, reuniu-se e divulgou a decisão que foi votada dos relatórios apresentados pelo deputado Edézio Martelli, realator da comissão.
*Participaram da votação os deputados: Leudo Buriti, Edézio Martelli, Deusdete, Everton Leoni e Renato Veloso.
*Por unanimidade foram pedidas a cassação dos deputados: Ellen Ruth, Ronilton Capixaba e João da Muleta; o deputado Kaká Mendonça teve três votos a favor da cassação, um contra e uma abstenção; Daniel Néri teve quatro votos à favor da cassação e um voto contra; Amarildo de Almeida teve quatro votos a favor e uma abstenção.
*O deputado Emílio Paulista, não quis esperar a votação dos relatórios de Martelli, e antes de abrir a sessão de votação, pediu renúncia à Comissão.
*Conforme explicou o deputado Edézio Martelli e o presidente da comissão Leudo Buriti, a Comissão Especial só tinha o poder de averiguar a legitimidade das denúncias apresentadas na fitas do programa Fantástico, e emitir relatório final, porém não tinha poder de julgar.
*Respeitando o regimento interno da Assembléia, da Constituição Estadual e Federal, será instituída uma Comissão Processante que, após a criação pelo presidente da ALE, terá até 60 dias para votar a recomendação da Comissão Temporária, e durante esse período, conceder direito de defesa aos deputados e ouvir testemunhas.
*O relatório final da comissão será votado em plenário.
*Os outros deputados citados
*Conforme informou o deputado Martelli, a comissão não viu consistência nas demais denúncias em que envolviam outros seis deputados, inclusive a fita apresentada no jornal da Band, em que quatro deputados da base aliada receberiam mensalão do Governador.
*De acordo com o presidente, em depoimento colhido do governador Ivo Cassol e nas fitas brutas entregues pelo governador à Comissão, não há citação direta de Cassol envolvendo Beto do Trento, Renato Veloso e Everton Leoni e Neodi de Oliveira
*?Como a comissão foi criada apenas para averiguar a veracidade das imagens apresentadas no programa fantástico, é possível que com a criação da CPI, os outros deputados venham ser investigados?, afirmou Martelli.