A emancipação dos distritos Extrema, Nova Califórnia, Vista Alegre e Fortaleza do Abunã - todos localizados a oeste da margem oriental do rio Madeira e distrititos de Porto Velho - ganhou o apoio do candidato à reeleição para o Governo do estado, Ivo Cassol (PPS), em visita anteontem à região.
*Uma circunstância geográfica e um dado econômico ajudam a explicar a situação daqueles distritos: ficam a mais de 200 quilômetros da zona urbana de Porto Velho, o que praticamente inviabiliza a prestação adequada de serviços de saúde, educação básica e segurança pública por parte do município e, por causa das milionárias quantias a serem movimentadas com a construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, os arranjos políticos que se articulam em torno da gestão dos “royalties” e impostos gerados pela obra se somam aos interesses econômicos por ela despertados, e outros preexistentes, e igualmente expressivos.
*O distrito de Nova Califórnia, por exemplo, tem uma forte produção de palmito, polpa e torta de cupuaçu, organizada pelo Projeto Reca, que, a partir de uma doação de U$ 300 mil feita por uma instituição holandesa ligada àiIgreja Católica, na década de 90, criou um consórcio produtivo que hoje gera emprego e renda para mais de 400 famílias, que inclusive fornecem subprodutos para a indústria de cosméticos Natura.
*A riqueza das matas da região e o esgotamento das áreas de exploração de outras fronteiras atraíram para a região, desde 2001, dezenas de madeireiras - muitas delas clandestinas – mas que, uma vez legalizadas, podem ser fonte de arrecadação permanente para ajudar a sustentar os gastos administrativos inerentes à criação do novo município, como uma nova Câmara de Vereadores, o quadro de cargos e funções do Executivo, o instituto de previdência municipal e outros.
*Na revista institucional de Furnas, há outro indicador preciso dos interesses econômicos que gravitam na Ponta do Abunã: a título de comparação, a empresa informa que foram gastos 500 mil sacos de cimento para erguer as arquibancadas do Maracanã (RJ) - as barragens e o enrocamento das duas usinas irá consumir nada menos que 14 milhões de sacos, ou o equivalente a 28 estádios iguais ao Maracanã.
*“Mais de 90% da brita e da areia que serão utilizadas junto com o cimento na concretagem serão retirados de jazidas localizadas no distrito de Fortaleza do Abunã”, lembra Ivo Cassol, ao comentar os dados de Furnas. Segundo ele, o ICMS gerado por esta extração é devido ao estado de Rondônia, mesmo com a proximidade do Acre. O que pode ajudar a explicar o interesse da bancada federal petista do Estado vizinho em promover mobilizações e plebiscitos para que a região passe a integrar o território acreano. Com a criação de um novo município, englobando os distritos de Porto Velho que forma a Ponta do Abunã, a pretensão acreana estaria sepultada de vez.
*Porém, segundo Cassol, essa mudança depende da aprovação, pela Câmara dos Deputados, de projeto de lei fundamentado em dados econômicos precisos: “Não tenho dúvidas que a Ponta do Abunã gera riqueza e arrecadação suficientes para se emancipar. Com o apoio de uma bancada federal de nosso lado, serei mais um a empunhar esta bandeira”.
*Agenda do candidato
*Quinta-feira (27)
*Porto Velho -
Visita ao comércio, no período da tarde, na Avenida 7 de Setembro.
*Sexta-feira (28)
*Porto Velho -
Visita ao comércio, no período da tarde, na Avenida Jatuarana.
****
Veja também: *
Candidatos novos levam vantagem ao usar ferramentas como Orkut