Território fica na divisa entre Rondônia e Mato Grosso, e segundo eles, desde 2021 tem a presença de garimpeiros
Foto: Evaristo Sá/AFP
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
No Dia dos Povos Indígenas, comemorado na última sexta-feira (19), lideranças Indígenas Zoró denunciaram aumento de ameaças com chegada de garimpeiros.
Segundo eles, as ameaças incluem destruição de áreas protegidas, contaminação de rios e invasões de territórios de forma ilegal. Essas lideranças pedem ação do Estado para conter as violações e proteger as comunidades vulneráveis.
A área fica na divisa de Rondônia com Mato Grosso, mas é a superintendência da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) que atende os Zorós.
A carta aberta às autoridades e ao povo brasileiro foi assinada pelo cacique-geral do Povo Zoró, o presidente da Associação do Povo Indígena (APIZ) e da Cooperativa de Produção do Povo Zoró (Cooperapiz), lideranças e comunidades indígenas das 32 aldeias da TI Zoró e divulgada pela ONG Rioterra.
O Rondoniaovivo vai divulgar na íntegra abaixo:
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!