No ano passado foram registrados 18 mil acidentes com 16 mil vítimas, entre fatais e aquelas que tiveram ferimentos
Foto: Divulgação/Governo de Rondônia
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) 18 mil acidentes de trânsito foram registrados em 2022 no estado, com 16 mil vítimas, entre aquelas que morreram e as que tiveram ferimentos. Os motociclistas lideram os índices de vítimas, representando 60% do todo.
Os dados são do Anuário Estatístico de Sinistros de Trânsito do Detran, que destacam que, apesar de terem se envolvido 39% menos em acidentes de trânsito, os pilotos de motos foram vítimas em 3,4 vezes mais casos, em comparação com os motoristas de carros.
Mortes
Ao todo, 459 pessoas perderam a vida no trânsito no estado em 2022. Desses, 278 eram condutores ou passageiros de motos.
Os registros de vítimas também incluem pedestres, ciclistas e condutores de outros tipos de veículos.
Os detalhes da pesquisa apontam que mais de 15 mil acidentes foram causados por fator humano, sendo o principal fator a falta de atenção, entre outras:
- Falta de atenção
- Desobediência à sinalização
- Ingestão de álcool
- Animais na pista
- Velocidade incompatível
Mais de 80% dos casos foram registrados nas áreas urbanas e mais de 6 mil casos foram somente em Porto Velho.
A Coordenadoria de Registro de Estatística e Sinistros de Trânsito (Renaest) coleta dados do sistema do Detran, Instituto Médico Legal (IML), Sistema de Informação de Mortalidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!