FURTO: Homem é preso fazendo gato de 'energia' em condomínio de Porto Velho

Além de ser um crime, o furto de energia provoca acidentes graves como incêndios e choques elétricos que costumam ser fatais

FURTO: Homem é preso fazendo gato de 'energia' em condomínio de Porto Velho

Foto: ILUSTRATIVA

 

Um homem foi preso na tarde de terça-feira (28), no bairro Lagoa, em Porto Velho, furtando energia em um condomínio. A Energisa foi avisada sobre a ligação irregular por uma ligação anônima e acionou a polícia que fez a prisão em flagrante.

 

De acordo com o Código Penal Brasileiro, furtar energia é crime com pena que varia de um a quatro anos de reclusão.  

 

O gerente de combate a Perdas da concessionária, Carlos Augusto Finco, explica que ações de fiscalização são parte das obrigações determinadas pelo órgão regulador do setor elétrico, Aneel, para todas as distribuidoras de energia do país. “Identificar as ligações irregulares e fazer a regularização é uma medida importante para manter a qualidade da energia fornecida para os clientes regulares”, esclarece.

 

Além de ser um crime, o furto de energia provoca acidentes graves como incêndios e choques elétricos que costumam ser fatais. A prática de furto de energia traz ainda prejuízos ao estado de quase R$ 100 milhões por ano em perda de arrecadação de ICMS, recurso que seria suficiente para custear 31 mil alunos por ano nas escolas, comprar 751 ambulâncias ou construir 1.073 casas populares.  

 

Ligações clandestinas e fraudes nos medidores podem ser denunciadas de forma anônima pelo telefone da polícia, 190, ou pelos contatos da Energisa no 0800 647 0120, whats app www.gisa.energisa.com.br e ainda pelo aplicativo Energisa On.

Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS