A independência da CIÊNCIA e JUSTIÇA"
Hoje, 15 de julho, a Superintendência de Polícia Técnico-Científica/Politec completa 7 anos de criação, a qual foi criada através da Lei Complementar nº 828/2015.
O Sinpec parabeniza todos os servidores da Perícia Oficial Criminal do Estado de Rondônia, os quais se juntaram a mais 18 Polícias Científicas dos demais Estados do Brasil, perfazendo o total de 19 dos 26 Estados da Federação.
Criada no Governo Confúcio Moura, fortalecida e consolidada no Governo do Coronel Marcos Rocha, hoje conta com alguns equipamentos de ponta, necessários para o bom trabalho oferecidos à Sesdec Polícia Civil, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Militar, Bombeiros, Detran, dentre outros órgãos e, principalmente o Poder Judiciário que necessita de um prova pericial mais qualificada para maior robustez e convencimento real para servir com justiça imparcial ao cidadão.
O primeiro Diretor da Politec, Dr. Girlei Veloso Marinho definiu este anseio de toda a Categoria como: “indenpendência que caminha com os paradigmas contemporâneos, que por sua vez, no encontro com o cidadão Rondoniense que precisa ter garantido o direito constitucional a uma prova pericial Integra, Idônea e Imparcial.
O Estado Democrático brasileiro se concretiza no âmbito do Processo Penal Democrático por meio de um devido processo legal com o respeito a ampla defesa e do contraditório, portanto, todo cidadão tem direito a uma prova pericial com qualidade.
” E ainda acrescentou, “Com a autonomia administrativa e financeira da Perícia Oficial de Rondônia muitos avanços com implemento de novas tecnologia e do resguardo da imparcialidade de toda produção pericial aconteceu e vem a cada dia avançando na direção dos anseios da sociedade que sempre exigiu a verdade nos processos judiciais penais que tem como objeto todo vestígios de crime.”
O segundo diretor, Dr. Sandro Micheletti continuou com afinco todos trabalhos iniciados durante a criação da Politec, mantendo os ideais administrativos, garantindo a manutenção e os projetos idealizados para novos investimentos.
O atual Diretor, Dr.º Domingos Sávio, com total apoio do Governo Marcos Rocha, continuou com os trabalhos e hoje, a Polícia Científica, respira novos rumos em novos projetos, concretizando com a conquista da criação de cargos e o primeiro concurso público para Peritos Oficiais Criminais e
Agentes de Criminalísticas, os quais vão dar mais fôlego, inovando em conhecimento e novas idéias para uma Polícia Científica mais forte, equipada, servindo com melhor qualidade os órgãos que necessitam da Perícia Criminal, levando justiça com imparcialidade para todos.
Josias Batista Silva
Presidente/Sinpec