FRAUDES: Polícia Civil e Procon fazem operação contra publicidade enganosa e abusiva

O Código de Defesa do Consumidor, em seu art. 67, prevê o crime de publicidade enganosa ou abusiva, com pena de detenção de três meses a um ano, e multa

FRAUDES: Polícia Civil e Procon fazem operação contra publicidade enganosa e abusiva

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
 
A Polícia Civil do estado de Rondônia, por intermédio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor – Deccon/RO, em ação conjunta com o Procon, realizou na manhã desta segunda-feira (25) mais uma ação contra crimes de publicidade enganosa e abusiva, além de outros crimes na capital rondoniense. 
 
A fiscalização ocorre devido o crescente número de ocorrências e reclamações formalizadas junto ao Procon, referentes a fraudes cometidas por financeiras e empresas de consórcios. 
 
As investigações apresentaram indícios de que consumidores recebem propostas de aquisição de consórcios e financiamentos de bens móveis e imóveis, garantindo-lhes a contemplação, porém após a formalização dos contratos, descobrem que foram de alguma forma enganados pelas instituições financeiras.
 
O Código de Defesa do Consumidor, em seu art. 67, prevê o crime de publicidade enganosa ou abusiva, com pena de detenção de três meses a um ano, e multa.
 
Enganosa é a publicidade que tem potencial para enganar e induzir a erro o consumidor, por falsear ou omitir a verdade, Art. 67. Fazer ou promover publicidade que sabe ou deveria saber ser enganosa ou abusiva:
Pena Detenção de três meses a um ano e multa.
CDC - Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990
 
De modo geral, a proposta apresentada nas campanhas de publicidade, para atrair os consumidores, não são verdadeiras, ocasionando grandes prejuízos.
 
A Polícia Civil do Estado de Rondônia alerta a população para que, na medida do possível, sigam as orientações da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios – ABAC.  As dicas para quem pretende fazer um consórcio são: 
 
1 – Só compre de administradora autorizada pelo Banco Central. Só podem administrar grupo de consórcios empresas autorizadas pelo Banco Central do Brasil, que é a autoridade que regulamenta e fiscaliza o Sistema de Consórcios;  
2 – Encontre o melhor plano. Embora muitas regras do consórcio sejam determinadas por lei e atos normativos, a administradora é livre para oferecer os planos que achar mais adequados aos seus clientes; 
3 – Leia atentamente o contrato.  A ABAC sempre orienta o consumidor a ler com bastante atenção as cláusulas do contrato. É nele que constam todos os direitos e deveres do consorciado e da administradora. Com a leitura do contrato, você fica ciente de todas as regras do seu consórcio; 
4 – Analise se você pode esperar a contemplação. A palavra que resume o consórcio é planejamento. As empresas não têm como garantir a contemplação do consórcio, seja por lance ou sorteio;
5 – Informe-se quanto às garantias.  A administradora precisa seguir alguns procedimentos para garantir a segurança do grupo. A apresentação de garantias é uma delas;
6 – Entenda por que a parcela pode variar. 
 
O crédito no consórcio é corrigido conforme o critério estabelecido no contrato, sendo o mais comum algum índice de inflação (como IPCA e IGPM) ou o preço sugerido pelo bem, como no caso de veículos;
Segundo a delegada titular da DECCON, Noelle Leite, “O problema nesses casos investigados é que, nos consórcios os vendedores na assinatura do contrato costumam garantir que com um lance "X", o consumidor será contemplado na próxima assembleia, o que na maioria das vezes não acontece.”
 
A dra. Noelle ressalta aos consumidores que: “Não existe garantia de que um consórcio será contemplando pagando um o valor "X".”

Galeria de Fotos da Notícia

FRAUDES: Polícia Civil e Procon fazem operação contra publicidade enganosa e abusiva

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS