HESPERIDES: Operação da PF mira no contrabando de ouro em RO e RR

Esquema era chefiado por empresários venezuelanos envolvia pagamento de propina a servidores da receita roraimense

HESPERIDES: Operação da PF mira no contrabando de ouro em RO e RR

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (6) uma operação que mira um grupo de empresários e servidores públicos envolvidos em um esquema de contrabando de ouro da Venezuela pela fronteira em Roraima. A quadrilha teria movimentado R$ 230 milhões e exportado ilegalmente 1,2 tonelada de ouro para a Ásia

 

Esquema chefiado por empresários venezuelanos envolvia pagamento de propina a servidores da receita e procuradoria do estado, segundo a PF. Operação cumpre 85 mandados de prisão preventiva, temporária e de busca e apreensão em Rondônia, Roraima e outros dois estados.

 

Ao todo, 150 policiais estão cumprindo 17 mandados de prisão preventiva, cinco de prisão temporária, 18 de sequestro de bens, e 48 de busca e apreensão em Roraima, Amazonas, Rio Grande do Norte, Rondônia e São Paulo.

 

Entre os alvos da operação Hesperides há três empresários venezuelanos que chefiavam o esquema. Um deles é procurado pela Interpol por tráfico de drogas e crimes financeiros cometidos na República Dominicana. Também estão na mira servidores da Receita Federal, estadual e a Procuradoria Geral de Roraima.

 

 

Segundo a PF, o ouro extraído de garimpos venezuelanos – que ficam na região Sul do país e na fronteira com Roraima – eram “legalizados” em um esquema que envolvia pagamento de propina a servidores públicos no estado.

 

Nas investigações, a polícia descobriu que o ouro entrava ilegalmente por Roraima, onde era “esquentado”. Depois, o ouro era comprado por uma empresa em Caieiras (SP), que fazia a exportação.

 

Conforme Comex Stat, sistema que organiza dados do comércio exterior brasileiro, o ouro é o segundo produto mais exportado por Roraima, atrás apenas da soja.

 

Apesar de não haver no estado nenhum garimpo legal, só entre outubro de 2017 e agosto deste ano foram 333 kg de ouro exportados principalmente a Índia e Emirados Árabes.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS