As fiscalizações foram feitas nesta sexta-feira (08) tiveram como alvos principais os supermercados de Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor - DECON, coordenada pela delegada Noelle Caroline Xavier Ribas, Delegada Titular, realizou na manhã desta quinta-feira(08), uma fiscalização em conjunto com a Divisão Municipal de Vigilância Sanitária - DEVISA, Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia - IPEM e o Serviço de Proteção ao Consumidor em Rondônia - PROCON visando preservar direitos dos consumidores durante suas compras de final de ano.
Essa força tabela foi composta por cerca de 20 fiscais dos órgãos de proteção ao consumidor, o objetivo da fiscalização é o de conscientizar os estabelecimentos comerciais alvos da operação para o respeito integral do Código de Defesa do Consumidor Lei Federal nº 8.078, de Setembro de 1990.
A Delegada informou que esse tipo de fiscalização vai se tornar cada vez mais frequente junto aos estabelecimentos comerciais e que essa é apenas a primeira fase. Nesse momento, o objetivo principal é de instruir e educar os comerciantes e empresários referentes aos direitos dos Consumidores.
Ela faz um alerta a respeito das promoções de final de ano e sobre as chamadas ‘black friday sale’ que prometem exagerados descontos e na verdade os preços não sofrem nenhuma alteração.
"É importante que cada um que pretende adquirir um produto faça sua pesquisa, porque há uma infinidade de modelos e muitas vezes existem uma grande diferença de preços de um estabelecimento comercial para o outro. A dica é sempre pesquisar antes de comprar".
As fiscalizações foram feitas nesta sexta-feira (08) tiveram como alvos principais os supermercados de Porto Velho, devido a chegada do final de ano e o aumento no movimento de consumidores.
Diversos supermercados foram vistoriados e mercadorias vencidas foram encontradas e retiradas de circulação. Os estabelecimentos fiscalizados foram notificados para sanar os problemas encontrados, sob pena sofrer sanções administrativas e estarão sujeitos a aplicação de multa e responder por possíveis crimes.
Outro alerta da delegada, é que as pessoas devem verificar sempre a validade e o estado de conservação da mercadoria.
“O fornecedor tem que manter seu estoque em dia, observando principalmente a data de validade do produto exposto. A venda de mercadoria vencida é crime contra as relações de consumo. O consumidor que adquirir qualquer produto com essa característica deve denunciar o estabelecimento às autoridades”, explicou a delegada.
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!