Em um clima tenso na manhã desta terça feira (08), a comissão eleitoral da ASTIR (Associação Tiradentes da Polícia Militar) anunciou o resultado da eleição realizado na ultima semana e considerou como vitoriosa a chapa 10 encabeçada por Aildo da Cruz presidente da junta administrativa que já estava no comando da associação há quase um ano.
De acordo com o Policial Militar Jesuíno Silva Boa Boaid a vitória da chapa 10 representa a continuidade de um trabalho que já vem sendo feito de forma correta dentro da instituição.
“Essa vitória demonstra a realidade do bom trabalho que vem sendo realizado pela junta” afirma Jesuíno.
Porém o impasse que já dura mais de dois anos não parece terminar com o anúncio do resultado da eleição, já que a chapa 45 liderada pelo PM Cleiton de Ji-paraná não reconhece a vitória da chapa 10 e afirma que irá entrar com recurso para solicitar novas eleições.
“Não podemos aceitar uma eleição em que treze urnas são impugnadas, pois isso não demonstra a democracia dentro da instituição e muito menos a clareza de como foi realizada a eleição” disse o PM Cleiton.
Acontece que foi utilizada durante a eleição treze urnas de lona onde a votação é realizada a mão. “Esse fato não teria problema se os votos fossem colocados em envelopes e identificados pelo nome de quem vota” disse PM Aildo Cruz. Porém não foi isso que aconteceu, os votos foram colocados de maneira direta na urna, por esse motivo embasado na ata de eleição a comissão eleitoral resolveu cancelar as treze urnas.
Isso mudou totalmente o rumo do resultado da eleição que já dava como vencedora a chapa 45. “Vamos entrar com uma ação e solicitar que seja realizada uma nova eleição para que a clareza desta eleição seja valorizada” afirmou o PM Cleiton. A principal alegação da chapa 45 é que não foi disponibilizado os envelopes para que a votação fosse realizada de acordo com o solicitada em ata.
“A comissão alega que é necessário a utilização dos envelopes, porém não enviaram nenhum envelope no dia da eleição” concluiu o PM Cleiton. A única certeza que se pode afirmar é que a decisão da eleição para a presidência da ASTIR considerou como vitoriosa a Chapa 10.