Organizadores do Festival dos Beradeiros denunciam proprietário do Clube Ypiranga
Por volta das 20h deste sábado, a Polícia Ambiental atendeu solicitação do Ministério Público e embargou o II Festival dos Beradeiros que iniciou ontem e iria até este domingo no clube Ypiranga localizado na avenida Pinheiro Machado. Segundo o sargento PM Isaías Lima, os moradores das proximidades fizeram denúncia de que o som estava muito alto.
*O clube de eventos é conhecido por realizar festas de forró. A polícia ambiental realizou medições nos dois dias do evento. No dia 24 foram constatados 69,31 decibéis e neste sábado 71,12. O número de decibéis permitido por lei é de 45 durante a noite.
“Mesmo depois de desligado o som, o barulho da rua apontou 62 decibéis que já ultrapassa o permitido. A lei então precisa ser revista” disse um dos organizadores do festival Isaac Ronallti.
O equipamento de som foi apreendido e os organizadores conduzidos à Central de polícia. Isaac foi notificado e pode responder por crime ambiental. A pena pode chegar a quatro anos de prisão. “Informamos a Polícia Ambiental sobre o evento e solicitamos a presença de um responsável técnico para que realizasse a medição e a adequação do som respeitando as normas estabelecidas municipal e estadual” disse Isaac.
*Esquenta Beradeiros
*No dia 26 de agosto foi realizado o Esquenta Beradeiros, evento que serviu para anunciar o Festival. No dia anterior ao evento, foi realizado um evento de forró no Clube que foi denunciado por moradores por se sentirem incomodados com o som. O proprietário do clube foi notificado e alegou que o evento “Esquenta Beradeiros” havia acontecido naquele dia também.
*Providências
*O advogado dos organizadores Janor Ferreira, disse que entrará com uma ação contra o proprietário do Ypiranga. O dono do clube já foi autuado outras vezes conforme comprovou o advogado. “Houve má fé por parte do proprietário” alegou Janor. Mesmo com as ocorrências feitas, o dono locou o clube para os três dias de evento pelo preço de R$ 2 mil. A organização do evento declarou que vai tomar as providências cabíveis quanto aos danos materiais e morais. O Festival teve um prejuízo estimado em R$ 45 mil reais
*Festival
*Mesmo com o embargo do evento, a organização promete realizar o show da banda Quilomboclada neste domingo, que seria o último do festival. Segundo eles, houveram muitos gastos para a gravação do show, mas os outros shows não foram confirmados. No festival, haveriam apresentações de 30 bandas de dentro e fora do Estado.