*Foto/legenda: Delegado Pedro Rates, da comissão organizadora do seminário
*
*Com o objetivo de promover a atualização profissional face a evolução da criminalidade pelos meios eletrônicos, capacitar os policiais no combate aos delitos virtuais e ampliar as áreas de conhecimentos técnicos dos servidores das policias Civil e Militar, a Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania, através da Direção Geral da Polícia Civil promoverá o seminário de qualificação em segurança pública para tratar dos crimes e as tecnologias atuais e a legislação em vigor.
*O evento será realizado na Capital, nos dias 1 e 2 de junho próximo, no horário das 8h às 18h, no auditório da Ulbra, sendo transmitido simultaneamente para 25 cidades do interior do Estado, através de videoconferência pelo sistema intercâmaras da Assembléia Legislativa, atingindo 100% dos policiais civis e militares, além de parceiros da segurança como Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, além de técnicos do Ministério Público.
*PROGRAMAÇÃO
*No dia 1, a partir das 8h40, será abordado o tema Novo Infoseg pelos palestrantes Gustavo Luiz Osório, da Secretaria Nacional de Segurança, do Ministério da Justiça, e Odécio Rodrigues Carneiro, diretor do Infoseg. O perito Ronaldo Sawada Viegas atuará como mediador dessa palestra.
*Após o intervalo para o café da manhã, será apresentado o primeiro painel a partir das 9h40, dividido em dois blocos.
*No primeiro, será tratado o tema fraudes com cartões de crédito e delitos virtuais, pelo representante da Visanet, e no segundo, Delitos Virtuais (via internet) pela advogada Sandra Maria Feliciano da Silva, pós-graduada em Segurança e banco de dados.
*O segundo painel, a partir das 14h, abordará o tema Os delitos na área de telecomunicações, com destaque para clonagens, em três blocos. No primeiro, Tecnologia GSM e TDMA e suas fragilidades pelo expositor Adalberto Moura Toledo Filho, engenheiro de telecomunicações da Brasil Telecom. Já no segundo bloco, Fraudes no serviço de banda larga e telefonia fixa, pelo engenheiro eletricista da Brasil Telecom Jackson Mesquita Soares. No último bloco, Legislação e combate aos crimes tecnológicos, pelo promotor de Justiça Shalimar Cristian Priester Marques.
*De acordo com a programação, os mesmos assuntos serão abordados no dia 2, para atender todo o efetivo da Capital e interior, informou o delegado Pedro Rates, da comissão oganizadora. “Em cada dia, queremos atingir 50% dos servidores para que o sistema de segurança não paralise suas atividades”, explicou Rates. No interior, os policiais acompanharão o seminário no plenário de 25 câmaras municipais do Estado.
*O seminário conta com a parceria das seguintes instituições: Ulbra, Brasil Telecoim, Sinsepol, Escola do Legislativo, Sindepro, Visa, American Express, Polícia Militar e Senasp, além do apoio do Ministério Público e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público de Rondônia.
*CIDADES
*No interior, os policiais acompanharão a videoconferência as cidades de: Alta Floresta, Alvorada do Oeste, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Cerejeiras, Colorado, Costa Marques, Espigão do Oeste, Guajará-Mirim, Candeias, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Mirante da Serra, Nova Brasilandia, Nova Mamoré, Ouro Preto, Presidente Médici, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Santa Luzia, São Miguel, São Francisco e Vilhena.