*Os horários de pico no Terminal João Firmino Neto, localizado na avenida dos Imigrantes, tornaram-se aterrorizantes com o retorno das atividades do Projeto Crescer, voltado para adolescentes infratores.
*Na tarde de ontem, por vota das 13h, dois grupos rivais de bairros diferentes se encontraram no terminal e iniciaram uma briga que resultou em duas pessoas feridas à faca, uma em estado grave, e sete adolescentes detidos pela guarda municipal.
*Um dos adolescentes feriu o rival, e o membro do outro grupo tomou a faca e vingou o amigo. A Polícia Militar foi acionada, mas a Guarda Municipal é que conduziu os menores infratores para a delegacia especializada.
*Os adolescentes foram encaminhados para Delegacia de Defesa da Infância e Juventude (DDIJ) onde o delegado Trajanon tomou as providências cabíveis. A cena ocorre com freqüência e nem mesmo a presença de dez guardas municipais durante o dia inibe a ação dos galerosos que se confrontam no local quase que diariamente.
*Uma barra de ferro e um objeto pontiagudo foram encontrados nos banheiros, mostrando que o local realmente se tornou um campo de batalha entre os grupos rivais.
*MONITORAMENTO - Os guardas monitoram o local através de 32 câmeras instaladas na parte superior e inferior do terminal. Desta forma detectam quando os adolescentes iniciam o conflito e agem com rapidez para contornar a situação e evitar morte no local.
*Uma guarda municipal feminino fica de plantão diariamente para, quando necessário, revistar as adolescentes do projeto, muitas das vezes responsáveis pelo transporte das armas brancas (facas ou terçados) e eventualmente de entorpecente.
*Para o guarda municipal Paulo Sérgio, a situação se torna mais crítica nos horários de pico, entre 7h30 e 8h30, 11h30 as 13h30 e 17h30 e 19h30, quando os adolescentes vão ou voltam do projeto. Eles picham os banheiros com palavras de desacato à Guarda Municipal e chegaram a defecar no chão propositalmente como afronta.
*Mesmo tendo autonomia para utilizar armas de fogo, eles contam apenas com as “tonfas” e muita lábia para controlar os adolescentes “A gente conversa e orienta para que a situação não se repita. Também informamos ao nosso comando que toma as providências com relação a eles junto à coordenação do Projeto”, disse Sérgio.
*Segundo ele, a briga de ontem foi resultante de outra confusão ocorrida na quinta-feira, 26, quando uma faca foi apreendida em poder de um adolescente e entregue na DDIJ. No mesmo dia, outro adolescente foi parar na delegacia ao ser flagrado com uma “trouxinha” de maconha, que ele havia trocado por uma marmita de comida fornecida pelo projeto.
*As brigas freqüentes envolvem sempre os novatos, aproximadamente 200, considerados os mais violentos, e o acerto de conta começa até dentro dos ônibus, antes de chegar ao terminal.
*Até agora, apenas um caso foi registrado em que os adolescentes feriram dois guardas municipais, no ano de 2005, no bairro Pintolândia. Na tarde de ontem, após os adolescentes brigões serem detidos, os outros ficaram na sala de espera, e as televisões foram programadas em um canal evangélico. Eles dispersaram aos poucos do local.
*Os detidos permaneceram na DDIJ até conclusão dos procedimentos. Um dos adolescentes ferido no confronto, foi encaminhado para o Pronto Socorro Estadual Francisco Elesbão onde até o fechamento desta matéria encontrava-se em observação.