Mais de 300 apenados já foram atendidos na "Operação Ressoar" em Porto Velho

Mais de 300 apenados já foram atendidos na "Operação Ressoar" em Porto Velho

Mais de 300 apenados já foram atendidos na

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na primeira semana de atendimento da operação de "Resgate Social dos Apenados de Rondônia - Ressoar", em Porto Velho (RO), mais de 300 apenados já tiveram sua situação processual analisada individualmente pelo Judiciário. Desse número, 241 integram a unidade de monitoramento do sistema prisional (regime aberto) e os demais, cerca de 284, pertencem a Colônia Penal Agrícola Ênio Pinheiro - CAPEP.
Segundo o cronograma, nesta semana (24 a 28 de setembro) o atendimento está sendo oferecido às apenadas do Presídio Feminino e Unidades do Semiaberto. De segunda à quarta-feira, em virtude da greve do agentes, a operação migrou para o Fórum criminal, mas com a suspensão do movimento voltará à unidade Edvan Mariano Rosendo (Urso Panda). Segundo a juíza da vara de Execuções Penais Sandra Silvetre, hoje foi feita uma vistoria no presídio para que as atividades sejam normalizadas.
Participam da operação 4 juízes, 4 promotores de justiça, 1 defensor, 1 assistente jurídico, 14 assessores da defensoria pública e 20 serventuários da justiça, entre eles, diretor e chefe de cartório, técnicos, assessores, conciliadores, assistente social e estagiários. Por meio de um convênio entre o Tribunal de Justiça e as instituições de ensino superior que possuem curso de direito, acadêmicos voluntários também participam dos trabalhos.
O Ressoar atende ao projeto estratégico de Responsabilidade Social do Poder Judiciário de Rondônia, pois supre a demanda relacionada à população do sistema prisional do Estado, promovendo o saneamento e revisão de todos os seus processos, além de cumprir ano a ano, o papel de pacificar o conturbado e superlotado sistema penitenciário de Rondônia.
Histórico

O programa Justiça Itinerante em Execução Penal nos presídios de Rondônia foi criado em 2004. Naquela época, o Corregedor-Geral da Justiça era o desembargador Roosevelt Queiroz Costa, atual presidente do TJRO. No ano de 2007 passou a se chamar "Ressoar". O trabalho consiste no deslocamento de equipes formadas por magistrados, promotores de Justiça, defensores públicos, servidores do TJRO, estagiários voluntários até as unidades prisionais para prestar-lhes atendimento individualizado.

Veja o cronograma

 


Unidades Prisionais de Porto Velho

Períodos

Presídio Feminino - PEFEM

Unidades Semiaberto e Aberto Feminino - USAAF

24/9 a 28/9/2012

Penitenciária Edvan Mariano Rosendo - PANDA

1º/10 a 11/10/2012

Penitenciária Estadual Ênio Pinheiro - PEENP

15/10 a 1º/11/2012

Casa de Detenção Dr. José M. Alves da Silva - Urso Branco

5/11 a 14/11/2012

 

 

 
 
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS