CONE SUL: Município se torna exemplo de confiabilidade nas urnas eletrônicas

Cidadezinha às margens do rio Guaporé vota em apenas 08 urnas eletrônicas

CONE SUL: Município se torna exemplo de confiabilidade nas urnas eletrônicas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O pequeno município de Pimenteiras do Oeste, no Cone Sul de Rondônia, é o menor do Estado. Tem, segundo o IBGE, uma população de 2.127 habitantes.
 
Segundo o Cartório Eleitoral da 16ª Zona, com sede em Cerejeiras e responsável pelo município ribeirinho, Pimenteiras tem 1.988, eleitores aptos a votar nas eleições de 2022, que ocorrerão neste domingo.
 
O município pimenteirense se tornou, nesta eleição, uma das provas da confiabilidade da urna eletrônica, que é muito questionada nos dias atuais. Dentre as versões dos acusadores, uma é a de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) altera a quantidade de votos depositados na urna e divulga um resultado diferente do real.
 
Em uma palestra para o treinamento de mesários, o chefe do Cartório Eleitoral de Cerejeiras, Cássio Félix, explicou como o caso de Pimenteiras do Oeste ilustra a fidelidade dos votos que são depositados na urna eletrônica.
 
“Quando termina a eleição para prefeito e vereadores em Pimenteiras, antes de eu trazer as urnas para Cerejeiras já tem carreata na cidade comemorando a vitória. Eles fazem isso porque simplesmente somam os votos nos boletins de urna, que batem 100% com a divulgação posterior do TSE. Como só tem oito urnas em Pimenteiras, eles somam os votos rapidinhos e já sabem quem venceu a eleição”, disse o chefe de cartório.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS