CONE SUL: Município se torna exemplo de confiabilidade nas urnas eletrônicas

Cidadezinha às margens do rio Guaporé vota em apenas 08 urnas eletrônicas

CONE SUL: Município se torna exemplo de confiabilidade nas urnas eletrônicas

Foto: Divulgação

 

O pequeno município de Pimenteiras do Oeste, no Cone Sul de Rondônia, é o menor do Estado. Tem, segundo o IBGE, uma população de 2.127 habitantes.
 
Segundo o Cartório Eleitoral da 16ª Zona, com sede em Cerejeiras e responsável pelo município ribeirinho, Pimenteiras tem 1.988, eleitores aptos a votar nas eleições de 2022, que ocorrerão neste domingo.
 
O município pimenteirense se tornou, nesta eleição, uma das provas da confiabilidade da urna eletrônica, que é muito questionada nos dias atuais. Dentre as versões dos acusadores, uma é a de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) altera a quantidade de votos depositados na urna e divulga um resultado diferente do real.
 
Em uma palestra para o treinamento de mesários, o chefe do Cartório Eleitoral de Cerejeiras, Cássio Félix, explicou como o caso de Pimenteiras do Oeste ilustra a fidelidade dos votos que são depositados na urna eletrônica.
 
“Quando termina a eleição para prefeito e vereadores em Pimenteiras, antes de eu trazer as urnas para Cerejeiras já tem carreata na cidade comemorando a vitória. Eles fazem isso porque simplesmente somam os votos nos boletins de urna, que batem 100% com a divulgação posterior do TSE. Como só tem oito urnas em Pimenteiras, eles somam os votos rapidinhos e já sabem quem venceu a eleição”, disse o chefe de cartório.
Direito ao esquecimento

Qual você acha que será o resultado do jogo entre Brasil e Camarões na sexta-feira (02)?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Tudo Variedades LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS