COLUNA SEMANAL: Marcos Rocha deverá trocar secretários e ficar no comando do União Brasil em RO

Trump pode prejudicar produtos brasileiros e a direita se cala; a queda de Júnior Gonçalves, da Casa Civil; Governo Marcos Rocha entra em outro patamar; PVH terá ultra-maratona e atletas pedem que prefeitura faça melhorias no percurso da prova

COLUNA SEMANAL: Marcos Rocha deverá trocar secretários e ficar no comando do União Brasil em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Não sabem de nada

 

Silêncio, apenas o silêncio! Assim podemos dizer dos governadores da extrema direita e dos parlamentares desse espectro ideológico no Brasil, incluindo os de Rondônia que até foram fazer dancinha no frio americano no dia da posse de Donald Trump. Esse ensurdecedor silêncio é em relação à falta de posicionamento quanto as atitudes do Estados Unidos nessa guerra comercial que se iniciou com a chegada novo presidente americano à Casa Branca.  O presidente Trump prometeu e está cumprindo tudo o que prometeu e muito mais.

 

Governadores

 

Assim, governadores como Romeu Zema(Minas Gerais), que saudou efusivamente a chegada de Trump ao poder; e Tarciso de Freitas(São Paulo), que usou um boné “Make America Great Again” afirmando que era um grande dia a posse do presidente americano, se calaram em relação às decisões dele de taxar em 25%, o aço brasileiro que é exportado para a terra do Tio do Sam. Todo esse ferro, sendo taxado vai impactar diretamente a economia brasileira, em especial, os estados que mais produzem esse minério que são, justamente, Minas Gerais e São Paulo.

 

Prejuízo

 

As consequências concretas dessa medida no Brasil ainda estão sendo mensuradas, mas, em um ponto todos concordam: existe o risco de gerar desemprego. Sim, porque, segundo os números dos fabricantes brasileiros de aço, a decisão norte americana pode causar um prejuízo de 1,5 bilhão de dólares em receita do setor no país. É dinheiro que pode dar um baque em qualquer negócio no Brasil. Ou seja, Trump está confirmando o que ele disse na posse, que o Brasil não tem qualquer importância para a atual administração dos Estados Unidos. E olhem que ainda tem muito mais medidas de Trump contra o mundo. Aguardem!

 

Papelão

 

Mais papelão mesmo fez o presidente argentino Javier Milei, que se diz aliado declarado de Donald Trump. Inclusive prometeu que, a exemplo dos Estados Unidos, ia fazer muros nas fronteiras com os países vizinhos(Argentina, Brasil e Bolívia) para conter os imigrantes. Pois bem, toda essa admiração pelo estilo de administrar de Trump, não foi suficiente para deixar os Hermanos fora do tarifaço de 25% em aço exportado pela Argentina para os Estados Unidos. Só para dimensionar o tamanho dessa taxação para os argentinos, eles vendem 62% do aço que produzem para o mercado americano. A lição que fica é que para os americanos existem apenas negócios e nada mais. O resto é o resto.

 

Lula em baixa

 

Uma pesquisa confirmou que o presidente Lula precisa se mexer e voltar a percorrer o país. Esse sinal de alerta foi dado pelo Instituto Datafolha, na sexta (14). O levantamento mostrou que a avaliação positiva de Lula caiu de 35% para 24%, ou seja, 11 pontos, nos últimos dois meses. Nesse embalo, a avaliação negativa do governo (ruim ou péssima) foi outra decepção, subindo no período de 34% para 41%. Os motivos para esses números são vários e vão desde a alta dos alimentos ao show de desinformação em relação ao pix, que deixou muita gente com medo de usá-lo. Isso mostra também que a comunicação do Governo Federal precisa melhorar muito para ficar ruim. Desemprego em baixa, produção industrial em alta, safra de grãos recorde, apoio aos deportados dos Estados Unidos, Programa Farmácia Popular ampliou o número de medicamentos gratuitos, país fora do mapa da fome e mais uma série de boas iniciativas. São notícias excelentes em qualquer lugar do mundo, então qual o motivo da avaliação do Governo Federal está em baixa? Só mesmo a falta de comunicação para explicar essa situação. Aliás, os órgãos federais pouco se comunicam com a população, embora, a maior parte dos gestores tenha sido nomeada no atual governo. Rondônia é um exemplo disso, conseguir informação nesses departamentos federais é uma via-crúcis já que a maioria não tem jornalista e, assim, quase tudo precisa ser respondido por Brasília. Desse jeito, não tem governo bom que fique bem na foto!

 

Junior Gonçalves

 

Finalmente, chegou ao capítulo final a novela de Junior Gonçalves(foto) no Governo de Rondônia. O governador Marcos Rocha(foto) decidiu, na segunda-feira(10), exonerar o ex-chefe da Casa Civil e outrora todo poderoso homem da administração estadual. Já faziam umas boas semanas que as rodas de conversa e os grupos de whatsapp denunciavam que a relação entre o governador e o ex-fiel escudeiro já foi bem melhor. Os motivos verdadeiros dessa saída ou do desgaste da amizade entre ambos ainda é um mistério para boa parte dos rondonienses. Claro, que muitas especulações tem acontecido em torno do motivo. Uns alegam que a razão foi uma grande quebra de confiança de Júnior Gonçalves para com Marcos Rocha. Mas a verdade só mesmo os dois poderão dizer, fora disso, são elucubrações.

 

Foi para Brasília

 

Fontes relataram para a coluna que no mesmo dia em que foi exonerado, Junior Gonçalves viajou para Brasília na madrugada do dia seguinte para se encontrar com o presidente nacional do partido União Brasil, Antônio Rueda, onde teria sido garantida a ele a continuidade dele na presidência da legenda em Rondônia. Um dia após, a passagem do ex-chefe da Casa Civil pela capital federal, quem desembarcou na cidade foi o governador Marcos Rocha, que também está no União Brasil, e o destino também foi um encontro com o Antônio Rueda.

 

Secretarias

 

Segundo as fontes, o governador queria ter a presidência do partido para poder iniciar a preparação para a eleição de 2026. Rueda em um primeiro momento disse que era de Junior Gonçalves o cargo. No entanto, Marcos Rocha pode ter a cara de besta, mas é somente a cara. Ele sabe que tem a máquina do estado na mão e prometeu a Rueda mais espaço para o União Brasil no Governo de Rondônia, oferecendo secretarias. O tom da conversa, relataram, alegrou o presidente nacional do partido que, também sabe jogar o jogo da política. Já Junior Gonçalves não tem nada a oferecer. O chefe do executivo já teria dito que fará a reforma no secretariado em breve, e os primeiros alvos serão todos os indicados por Júnior. Ao que tudo indica, o objetivo é enfraquecer Junior Gonçalves ao máximo. Como dizem: vingança é um prato que se come frio!

 

Acordou

 

Após ser criticado por não estar presentes em momentos cruciais em Rondônia, sendo alvo de piadas e memes, Marcos Rocha parece que decidiu mudar. “O governador acordou para a política”, afirmou um assessor muito próximo do chefe do executivo estadual. E esse despertar, ainda que tarde, já começa a render frutos. Marcos Rocha puxou para si a responsabilidade de dialogar diretamente com os deputados estaduais e o resultado foi que na última quarta-feira(12), os parlamentares aprovaram os vetos do governador a sete emendas apresentadas ao Orçamento. Nessas, o órgão mais atingido seria o Detran, que tem no comando o irmão de Marcos Rocha, Sandro Rocha. O governador descobriu a força!

 

Mistério

 

Um mistério continua rondando o CPA, sede do Governo do Estado, que é: quem vai assumir a Casa Civil? Vários nomes tem surgido, mas os mais lembrados cogitados são o do ex-deputado e ex-prefeito Carlos Magno e o do secretário de Obras e Serviços Públicos de Rondônia, Elias Rezende. Mas, bem ao estilo Marcos Rocha de ser, só saberemos quem será nomeado para o cargo no último minuto do segundo tempo. Então, o negócio é aguardar!

 

Lágrimas

 

Como todo rompimento que não acontece de comum acordo, dependendo da sensibilidade, lágrimas acabam rolando, e na saída de Junior Gonçalves, do Governo do Estado, ao se despedir dos servidores, não foi diferente. No discurso onde agradeceu a equipe pelos seis anos que estiveram juntos, ele deixou  algumas frases no ar: “Nosso caráter é nossa escolha. Nunca se submeta a agradar ninguém que te peça para violar seus princípios e seus valores, que não respeite quem você é. Nunca se permita servir a ninguém que não olhe nos seus olhos. Porque respeito, caráter e princípio só você pode definir na sua vida e não entregue isso a ninguém. Esteja pronto a pagar o preço que for necessário”. Se foi uma indireta, só ele poderá dizer, mas serve para reflexão. Muita gente classificou esse vídeo de despedida como patético e sem necessidade!

 

Articulados

Mas uma coisa é certa nessa confusão toda que marcou a semana passada para o governador Marcos Rocha, dois nomes merecem destaques. Um é o deputado estadual Ribeiro do Sinpol(PRD), que se articulou bem junto aos pares dele para a aprovação dos vetos do governador às emendas do orçamento. O parlamentar mostrou que o tempo no Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Rondônia deixou uma experiência bastante necessária para atuação na Casa de Leis. Assim, ele garantiu a liderança do Governo da ALE-RO. Com certeza, daqui para frente terá grande influência na administração Marcos Rocha. O outro é o também deputado estadual Jean Oliveira(MDB) que teve desenvoltura e mostrou habilidade para fortalecer o dialogo entre os poderes. Deve ser outra figura forte no atual governo estadual.  

 

Preso

 

A justiça tarda, mas não falha! Esse dito popular cai como uma luva para o ex-deputado Maurão de Carvalho(foto). O ex-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia foi preso em Porto Velho na última quarta-feira (12) pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO). Ele ficará em regime fechado nesse primeiro momento em um presídio estadual, como parte da pena de onze anos de prisão a que foi condenado pelo crime de peculato. Esse tipo de ilícito é praticado apenas por servidor público contra a administração em geral. Caracteriza-se pela apropriação efetuada pelo funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio. A prisão dele se deu devido a um processo por esse tipo crime iniciado em 2010, na Operação Dominó, quando estava na presidência da Assembleia Legislativa, onde é acusado de irregularidades no uso de recursos da Casa de Leis. A pena é de 11 (onze) anos e 07 (sete) meses de reclusão, além de 501 dias-multa. Com uma dessa, tem muita gente com a barba de molho!

 

Deputada

 

Quem esteve, pela primeira vez, no Programa Conexão Rondoniaovivo, na última segunda-feira (10), foi a deputada federal Silvia Cristina (PP). Na conversa com o jornalista Ivan Frazão, a parlamentar falou do excelente trabalho que desenvolve em prol dos pacientes de câncer em Rondônia e também confirmou que está se preparando para ser candidata ao senado em 2026. Veja aqui a conversa com a deputada.

 

Presidente

 

O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Raduan Miguel, também esteve no Conexão Rondoniaovivo. Ele falou sobre o Judiciário rondoniense em todas as esferas desse poder; supersalários dos magistrados, formação dos advogados e muito mais. Confira a entrevista aqui!

 

Advogados agressivos

 

A OAB-RO precisa urgentemente fazer uma campanha de conscientização junto aos advogados sobre violência contra a mulher. Não é admissível nenhuma profissional, mas advogado aparecendo em página policial por agredir mulher, aí já é demais. Mulheres advogadas, se unam!

 

Convite

 

Porto Velho irá sediar neste domingo (16), das 6h às 11h da manhã, o 2º Treino Macaxeira Backyard Ultra, no sítio Don Henrique, que fica na estrada do Santo Antônio, 1252, sendo aberto ao público que queira participar. O evento é preparatório para a ultramaratona que acontecerá na capital, no dia 22 de fevereiro, e reunirá atletas de várias partes do Brasil, sendo a primeira prova internacional realizada em Rondônia. Essa prova está no Brasil há cerca de três anos. Mas o que tinha tudo para ser um cartão postal para o nosso Estado está abandonado. O percurso mistura uma parte de asfalto e a outra no meio da mata, porém, a ciclovia que garante a segurança dos atletas se encontra em péssimo estado de conservação(foto). Falta de iluminação, galhos, entulhos e buracos fazem parte do cenário, o que pode até causar acidentes com os corredores e a população em geral. Os organizadores pedem que a Prefeitura de Porto Velho providencie a recuperação da estrada até antes da ultramaratona. Recado dado!

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que os presídios de Rondônia deveriam ser privatizados?
Se as eleições fossem hoje, qual dos nomes abaixo você escolheria para ocupar o Senado?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS