SEM COMPROMISSO: Reforma no Lar do Bebê expõe crianças a riscos de saúde e acidentes

Apenas dois cuidadores são disponibilizados por plantão para cuidar de crianças aglomeradas na unidade que está em reforma

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Lar do Bebê, unidade de acolhimento mantida pela prefeitura de Porto Velho através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), está em reforma há dois meses, mas a obra não segue as determinações judiciais, segundo relatos de servidores. Enquanto a reforma patina, 19 crianças, incluindo portadores de necessidades especiais sendo uma cadeirante, convivem com condições inadequadas à saúde e a segurança.
 
De acordo com os servidores, o local conta com apenas dois cuidadores por plantão, insuficientes para atender a alta demanda. As crianças estão expostas à poeira da reforma e precisam dividir um único banheiro com três vasos, dos quais dois estão entupidos. 
 
A precariedade agrava denúncias de comportamentos inapropriados entre as crianças, como relatado por servidores: “Com todos usando o mesmo banheiro, fica mais difícil ainda controlar as interações.”
 
Não houve preocupação da Semasf em alugar outro local para abrigar as crianças enquanto conclui a reforma. Com as crianças dentro da unidade em obras existe o risco de acidentes com ferramentas e outros objetos utilizados pelos trabalhadores. 
 
Decisão recente do Juizado da Infância determinou medidas emergenciais para solucionar a crise no Lar do Bebê, incluindo a contratação de mais cuidadores e assistentes sociais, além da elaboração de um projeto arquitetônico de reforma em até 15 dias. Em caso de descumprimento, a unidade pode ser interditada, e a prefeitura será multada em R$ 5 mil diários.
 
Enquanto isso, as crianças seguem em situação de vulnerabilidade, à espera de um acolhimento digno e seguro.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS