COLUNA SEMANAL: Eleitor de Porto Velho não aceita quem canta vitória antes do jogo terminar

Segundo turno na capital mostra dois candidatos de direita; Benedito Alves vai de Mariana; Célio Lopes está entre a cruz e a espada para decidir quem vai apoiar; empresas de RO na lista do trabalho escravo

COLUNA SEMANAL: Eleitor de Porto Velho não aceita quem canta vitória antes do jogo terminar

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Escolhidos
 
 
O brasileiro foi às urnas para escolher os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que vão assumir os destinos dos municípios a partir de 2025. Cerca de 122 milhões de brasileiros compareceram às urnas no domingo (6) para escolher novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5.569 municípios. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número corresponde a 78,29% do eleitorado. A abstenção neste primeiro turno, de 21,71%, foi menor do que nas eleições municipais de 2020, quando chegou a 23,15%. Mas superou a de 2016, que foi de 17,58%.
 
 
Grandes números
 
 
O TSE informou também que 2,6 milhões de eleitores justificaram o não comparecimento às urnas por georreferenciamento durante o horário de votação, por meio do aplicativo e-Título. O número de urnas eletrônicas substituídas foi de 3,2 mil, o que representa 0,61% das 531,8 mil disponíveis (478 mil em uso nas votações e outras 53,8 mil de reserva). Houve o registro de uma única seção com votação manual. 
 
 
Parabéns 
 
 
Como podemos ver, são números grandiosos que mostram o verdadeiro trabalho de logística e de organização que é proporcionar que um país das dimensões continentais do Brasil, exige para que todos nós tenhamos o direito de fazer valer a vontade da maioria. O Tribunal Superior Eleitoral e os Tribunais Regionais Eleitorais são dignos de parabéns pela condução do pleito.
 
 
Calmaria
 
 
Em Rondônia, as eleições ocorreram de forma tranquila. As exceções foram para alguns incidentes envolvendo cabos eleitorais, mas nada que atrapalhasse a votação. Foi nesse clima em que todas as cidades do Estado definiram quem serão os prefeitos, vice e vereadores. 
 
Russos
 
 
As coisas só foram diferentes na capital, onde a eleição foi para o segundo turno, contrariando muitas pesquisas de intenção que davam como garantida a vitória de Mariana Carvalho(União Brasil) no primeiro turno. Mas como aquela pergunta atribuída ao grande craque Garrincha(foto), na Copa do Mundo de 1958, ao ouvir as falas do técnico Vicente Feola explicando sobre como os brasileiros deveriam jogar contra a Rússia: “O senhor combinou com os russos?”. 
 
Eleitor de PVH
 
 
Nesse caso, não combinaram com o eleitor da capital que, mais uma vez, colocou os institutos de pesquisa no bolso. Assim, haverá segundo turno e a herdeira da família Carvalho vai enfrentar o ex-deputado Léo Moraes(Podemos). Como a coluna já vinha afirmando, o portovelhense não gosta de quem sai na frente e canta vitória antes da chegada. Sendo assim, a melhor coisa nessa reta final é correr atrás de votos e calçar as sandálias da humildade para ambos os candidatos.
 
Benedito Alves
 
 
Mariana conseguiu reunir doze partidos, uma penca de pastores e seus rebanhos e, como se não bastasse, todos os vereadores eleitos na capital a apoiam. Além disso, está buscando o apoio dos candidatos que ficaram pelo caminho na disputa pela Prefeitura de Porto Velho. Um desses, que já pulou no trem dela, foi o advogado Benedito Alves(Solidariedade) que declarou apoio à ela nessa segunda disputa.
 
 
Célio Lopes
 
 
Nessa busca, a coisa ficou esquisita para o terceiro colocado na capital, o jovem advogado Célio Lopes(PDT)(Foto), que teve quase 30 mil votos, surpreendendo pelo desempenho. Ele, que tem como padrinho o ex-senador Acir Gurgacz, está sendo pressionado a declarar apoio para Mariana Carvalho, uma bolsonarista assumida. Na campanha, ele escondeu o nome de Lula para não desagradar a bolha bolsonarista na capital. Célio saiu candidato da união do PT/PDT e foi uma imposição da nacional que os petistas não tivessem candidato em Porto Velho e apoiassem o pedetista. 
 
 
Evitou Lula
 
 
Essa ordem não foi bem aceita pela militância que ficou com ele engasgado durante toda a campanha e, piorou, quando perceberam que Ceĺio evitava falar o nome Lula. O atual presidente ficou na geladeira durante a campanha dele. Aliás, a informação apurada pela coluna é de que havia um vídeo de Lula falando que apoiava Célio em Porto Velho, e que deveria ser veiculado no programa eleitoral do candidato, o que não ocorreu. 
 
Decisão
 
 
É nesse climão, que o bom menino beradeiro vai ter que decidir: ou abraça a bolsonarista Mariana e se indispõe com os eleitores de esquerda de vez ou não aceita entrar na canoa dos Carvalhos e bate de frente com o padrinho político dele. Podendo assim, ficar fora da administração de Mariana, caso ela vença. Ele está, literalmente, em uma sinuca de bico. Vamos ver o desenrolar desse dramalhão mexicano!
 
 
Léo Moraes
 
 
Do lado de Léo Moraes, a ordem é correr atrás de votos de personalidades de destaque na capital rondoniense. Ele sabe que o seu poderio financeiro não lhe permite fazer muito, então, aposta em reuniões e na boa e velha arma de campanha: a conversar cara a cara com o eleitor. O candidato do Podemos pode não ter tantos recursos financeiros, mas tem uma boa retórica e é um nome conhecido em Porto Velho. Além disso, tem algo que pode ser um trunfo: não está comprometido com vários grupos políticos. Isso pode agradar o eleitor que procura alguém com alguma independência.
 
Neutros
 
 
Já Samuel Costa(Rede) deve ficar neutro nesse segundo turno. A juíza Euma Tourinho também deve seguir o mesmo caminho. Eleitor, esse é o cenário, por enquanto, para você decidir até o dia 27, dia da votação. Mas tenha em mente, até lá muita coisa pode mudar, e muito!
 
 
Perdeu, mas ganhou
 
 
Mas essa eleição também produziu algumas situações inusitadas. Um exemplo, é o ex-deputado estadual Eyder Brasil(PL), que concorreu a uma vaga de vereador na capital e conseguiu 470 votos. Ele ficou de fora da Câmara dos Vereadores, mas vai se tornar deputado estadual. Isso porque ele é suplente do deputado Affonso Cândido, que venceu a eleição para prefeito de Ji-Paraná. Assim, podemos dizer que Eyder perdeu, mas ganhou!
 
 
Lista Suja
 
 
A “Lista Suja” do trabalho escravo foi publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho, na última segunda-feira (7). Vergonhosamente, Rondônia aparece nesse levantamento, com cinco nomes. São empresas localizadas em diferentes regiões do Estado, que foram flagradas mantendo os empregados em condições análogas a escravidão.  
 
 
Vergonha
 
 
Na atual edição, foram incluídos 176 empregadores, sendo 20 deles por práticas de trabalho análogo à escravidão no âmbito doméstico. Entre as atividades econômicas com maior número de inclusões estão a produção de carvão vegetal (22 empregadores), sendo 12 de florestas plantadas e 10 de florestas nativas, a criação de bovinos (17), a extração de minerais (14) e o cultivo de café e a construção civil, com 11 empregadores cada. A atualização também promoveu a exclusão de 85 empregadores que completaram os dois anos de inclusão no cadastro. Tem gente que administra como se estivesse no comando de navio negreiro! Veja a lista.
 
 
História
 
 
Quem quiser conhecer um pouco da mais da história de Porto Velho, não pode perder a "II Exposição a História de Porto Velho em fotografias e vídeos: os bairros Porto Velho", que acontece até o dia 31 de outubro, das 8h30 às 21h, no hall da Biblioteca Francisco Meirelles. O evento é uma iniciativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e da administração da biblioteca. É uma viagem na história da capital rondoniense!
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS