CHRISÓSTOMO: Deputado comenta sobre decisão do TCU em relação ao programa 'Pé-de-Meia'

CHRISÓSTOMO: Deputado comenta sobre decisão do TCU em relação ao programa 'Pé-de-Meia'

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No último dia (17), o Tribunal de Contas da União (TCU) tomou a decisão de bloquear parte dos recursos do programa Pé-de-Meia. O programa, criado pelo governo Lula, era visto como um dos principais programa do terceiro mandato. A decisão foi tomada pelo ministro Augusto Nardes, que apontou problemas no uso do dinheiro público para financiar o programa.
 
Para alguns especialistas do próprio TCU, o programa vem sendo executado totalmente “FORA DAS REGRAS FISCAIS”, como, por exemplo, sem uma das principais condições para criação de um programa, a “previsão no orçamento oficial do governo”, o que, diga-se de passagem, é inclusive obrigatório por lei. Os técnicos também alertaram que essa maneira de operar pode trazer problemas para a economia, claro, como inclusive uma perda de confiança dos investidores, aumento da inflação e alta nos juros.
 
Na medida tomada pelo TCU, foram barrados o uso de recursos de fundos como o (FGO) Fundo de Garantia de Operações e o (Fgeduc) Fundo Garantidor do Ensino Superior, o que já estava ruim em relação aos investimentos na educação, agora então ficou pior. A medida foi porque os recursos estavam sendo usados no programa sem a devida aprovação legal. 
 
Porém, como tudo no governo do barbudinho, é permitido mesmo não estando certo. A decisão do TCU não vai impedir o funcionamento do programa Pé-de-Meia, mas vai limitar o uso de algumas fontes de recursos enquanto o governo não resolve os problemas apontados pelo maior órgão de fiscalização brasileiro. Agora, a Advocacia Geral da União - AGU e a Caixa Econômica Federal, que administram o dinheiro do programa, têm 15 dias para explicar ao tribunal como pretendem corrigir as irregularidades apontadas.
 
Para o deputado Coronel Chrisóstomo, “a decisão do TCU de bloquear o programa mostra mais brechas para um possível pedido de impeachment. Vamos trabalhar no Congresso Nacional para que este feito seja realizado. Este é mais um motivo para Lula deixar a presidência do Brasil”, declarou Chrisóstomo. 
Com a decisão do TCU sobre esse problema no programa do governo esquerdista reacende o debate sobre a transparência e a responsabilidade no uso do dinheiro público, uma bandeira que vem sendo levantada pelos ministros do STF e especialmente em um momento de grande pressão para equilibrar os gastos do governo com as demandas sociais da população.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Contribuinte rondoniense: você acha justo pagar R$ 90 mil para deputados visitarem feiras de armas nos EUA?
Você acha que o Carnaval da capital deve ser cancelado por causa do aumento da Covid?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS