PLANO DE AÇÃO: Práticas para reduzir emissões de gases de efeito estufa são definidas

Entre os programas definidos pelo plano de ação, estão: recuperação de pastagens degradadas, manejo de resíduos da produção animal e terminação intensiva

PLANO DE AÇÃO: Práticas para reduzir emissões de gases de efeito estufa são definidas

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O governo de Rondônia definiu ações para prática de uma agricultura sustentável no estado. Através do Plano de Ação Estadual (PAE/ABC+RO) serão adotadas práticas tecnológicas, que visam a redução das emissões de gases de efeito estufa amparadas nas políticas públicas propostas pelo governo federal para controle da emissão de carbono. Para tratar do tema e coordenar essas ações, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) participou de uma reunião, envolvendo as instituições integrantes do Grupo Gestor Estadual do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima, Baixa Emissão de Carbono e Desenvolvimento Sustentável na Agropecuária (GGE/ABC+/RO), na terça-feira (24), no município de Vilhena.
 
O PAE/ABC+RO é um plano que, por meio da Emater-RO, Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e parceiros, busca uma economia associada à produção de alimentos que utilizem tecnologia de produção que emitam menos Gases de Efeito Estufa (GEE), alinhado ao aumento da produtividade, redução de risco de escassez de recursos ambientais e fortalecimento das cadeias produtivas.
 
A Emater-RO, assim como as entidades inseridas no plano estadual, contribuirão para adoção das tecnologias sustentáveis que permitirão, além de ganhos ambientais, maior eficiência produtiva. Para o diretor-presidente da Entidade, Luciano Brandão, o PAE/ABC+RO é uma estratégia do governo estadual para o enfrentamento às mudanças climáticas que vem afetando, significativamente, o setor produtivo. “A Emater tem um compromisso com o produtor rural, que é o incentivo à implementação de tecnologias, as quais vêm ao encontro das exigências no campo, e entre essas, está o enfrentamento às mudanças climáticas”, frisou.
 
O plano tem foco na redução da pobreza, prevendo a inclusão social com a geração de emprego e renda e, consequentemente, melhorando o bem-estar humano e social das famílias no campo.
 
 
POTENCIALIDADE
 
O estado de Rondônia tem uma posição estratégica pela sua potencialidade como produtor nacional e internacional de alimentos, por isso, realinha e adere ao Plano ABC+ do governo federal. Para isso, implementou o PAE/ABC+RO e já definiu oito programas a serem desenvolvidos junto aos produtores rurais; no período de 2020 a 2030, que são:
 
Práticas para recuperação de pastagens degradadas;
Sistema de plantio direto;
Sistemas de integração;
Florestas plantadas;
Bioinsumos ou fixação biológica de nitrogênio;
Sistemas irrigados;
Manejo de resíduos da produção animal; e
Terminação intensiva.
 
 
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 
 
O estado de Rondônia tem compromisso com o meio ambiente, por isso o plano é fundamental para melhorar as práticas na agricultura e pecuária, e o programa de desenvolvimento ambiental, implantado pelo governo já previa essas melhorias nas práticas agropecuárias, com respeito à natureza.
 
O plano de ação estadual para redução da emissão de carbono em Rondônia está sendo norteado pelos princípios e diretrizes do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Rondônia (PDES), do Zoneamento Socioeconômico-Ecológico do Estado (ZSEE-RO), como instrumento técnico e político do planejamento das ações. Dessa forma, tendo como base para implantação e consolidação de projetos de desenvolvimento sustentável, reconhecendo os atributos bióticos e abióticos (são os componentes que formam um ecossistema, sendo que os bióticos são os seres vivos e os abióticos são os elementos não vivos), estéticos e culturais como ativo para desenvolvimento regional.
 
A reunião entre a equipe da Emater-RO e os parceiros na execução do PAE/ABC+RO devem definir estratégias de conciliação da produção com a redução dos impactos ambientais, utilizando recursos naturais de forma consciente.
Direito ao esquecimento
Cadeirada Datena — Marçal; vale tudo no UFC das eleições?
Você votaria em um candidato que defende o meio ambiente?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS